Cotidiano

Cármen Lúcia recebe procurador-geral da República no STF

BRASÍLIA – O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, se reuniu nesta segunda-feira com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia. A reunião não estava na agenda de nenhum dos dois, mas a expectativa era que os dois tratassem ainda hoje do futuro dos processos da Operação Lava-Jato. Eles eram relatados pelo ministro Teori Zavascki, morto na última quinta-feira em um acidente de avião.

Nem Janot nem Cármen Lúcia deram detalhes da reunião. O procurador-geral da República saiu da reunião sem responder as perguntas da imprensa. A assessoria de imprensa do STF informou apenas que Janot foi prestar condolências pelo falecimento de Teori.

Com a morte do ministro, ainda não se sabe o que vai acontecer com a relatoria dos processos. Uma possibilidade, com base no regimento interno, é que a presidente do STF determine um novo sorteio entre os ministros da Segunda Turma, da qual Teori fazia parte.

Hoje integram a Segunda Turma os ministros Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli e Celso de Mello. Além disso, um ministro da Primeira Turma seria remanejado e também estaria apto a se tornar o novo relator da Lava-Jato.