Cotidiano

Carlos Marun será presidente da comissão da reforma da Previdência

BRASÍLIA – O PMDB escolheu nesta segunda-feira o deputado Carlos Marun (PMDB-MS) para presidir a comissão que vai analisar a reforma da Previdência na Câmara, pauta prioritária do governo Michel Temer para este ano. Inicialmente cotado para assumir o cargo, o deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ) desistiu de ocupar a vaga, de olho na relatoria de uma comissão sobre o pacto federativo, ainda sem data para ser criada.

De perfil combativo, Marun foi o principal deputado da tropa de choque de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ex-presidente da Câmara cassado pelo plenário no ano passado. Ele foi escolhido para o cargo pelo líder do PMDB, deputado Baleia Rossi (SP).

O ato de criação da comissão da PEC da Previdência já foi assinado pelo presidente da Casa reeleito, Rodrigo Maia (DEM-RJ), na última sexta-feira, mas a comissão só será oficialmente instalada nesta terça-feira. O relator, já escolhido, é o deputado Arthur Maia (PPS-BA).

? Como tenho chance de ser o relator do pacto federativo, que em última análise é uma melhor distribuição das receitas entre União, estados e municípios, preferi esperar a criação dessa ? afirmou Zveiter.