Cotidiano

Carlos Bolsonaro e Tarcísio, os dois vereadores mais votados do Rio representam opostos

RIO ? Se fosse apenas pelos dois vereadores mais votados, poderíamos dizer, com certeza, que o Rio é uma cidade de extremos. Com 106.657 votos, Carlos Bolsonaro (PSC), discípulo do deputado Jair, ultradireitista e pai dele, terminou a apuração na frente. Em segundo lugar, com 90.473, apareceu o professor Tarcísio Motta, do PSOL. As explicações de cada um para o expressivo desempenho dão uma pequena ideia do quanto estão em lados opostos.

? Essa foi uma grande resposta para aqueles que dizem que a direita no nosso país não vive. Ela não só vive, como está crescendo e vai render frutos ? afirmou Bolsonaro, que, nas eleições de 2012, havia sido o 20º colocado na disputa, com 23.679 votos.

Tarcísio, professor de História do Colégio Pedro II, concorreu ao governo estadual em 2014. Ele admitiu que dividir com Bolsonaro o topo da lista de votos demonstra uma cidade dividida. Mas afirmou que se sente vitorioso pelo seu desempenho e o da candidata Marielle Franco, também do PSOL, quinta colocada no pleito geral. Ambos estrearão ano que vem na Câmara.

? Penso que é um reflexo das manifestações de junho de 2013, que representaram o fim de um período em que a conciliação era o caminho da política. Esperamos continuar o debate contra o autoritarismo. De um lado, está quem acredita em propostas conservadoras; de outro, quem acredita num processo de transformação baseado na democracia, na garantia de direitos e numa educação emancipadora ? avalia Tarcísio.

Perguntado especificamente sobre a presença de nomes tão opostos entre os mais votados, Carlos Bolsonaro, por sua vez, preferiu exaltar a sua primeira posição, à frente do candidato de esquerda:

? Tive 16 mil votos a mais do que ele (Tarcísio). É uma prova de que as pessoas estão antenadas. Não vamos apoiar quem tem ideias como a ideologia de gênero, com sexualização precoce de crianças, e luta pela legalização das drogas, que acaba com a vida de muitas famílias.