Cotidiano

Carla Camurati vai substituir Ingra Lyberato na comissão do Oscar

RIO ? Considerada um ícone da chamada retomada do cinema nacional, a diretora e atriz Carla Camurati (“Carlota Joaquina”) vai ocupar a cadeira de Ingra Lyberato na comissão que seleciona o candidato brasileiro ao Oscar. Esta foi a segunda substituição na comissão, que já havia perdido o cineasta Guilherme Fiúza Zenha na quinta-feira “por questões pessoais”.

Convidada a integrar a comissão pelo próprio ministro da Cultura, Marcelo Calero, e pelo secretário de Audiovisual Alfredo Bertini, Carla supreendeu-se com o questionamento sobre a imparcialidade dos integrantes, afirmando que o convite não foi acompanhado de qualquer orientação política:

? Eu estou do lado do cinema brasileiro, e estarei sempre. Minha preocupação é com a nossa cultura de forma geral ? disse a cineasta, que vê com bons olhos a produção brasileira. ? Temos uma variedade muito interessante tanto em termos de conteúdo como de liguagem. A comissão vai ter um bom momento para fazer sua escolha.

Na sexta-feira, Ingra anunciou pelas redes sociais que deixaria o comitê de seleção após ter “começado a sofrer” por causa da “retirada de alguns filmes preciosos”, referindo-se a à decisão dos cineastas Gabriel Mascaro e Anna Muylaert de não submeterem seus filmes (“Boi neon” e “Mãe só há uma”, respectivamente) à análise da comissão.

Ainda na sexta-feira, o ministério da Cultura confirmou que Zenha seria substituído pelo cineasta Bruno Barreto, que chegou a participar do maior prêmio do cinema com “O que é isso, companheiro?”, em 1998. A comissão é formada por nove integrantes. Quem é quem na Comissão Especial do Oscar