Cotidiano

Cargos comissionados geram impasse entre vereadores e governo municipal

No dia 20 de março os vereadores Fernando Hallberg e Sebastião Madril protocolaram requerimento solicitando do Executivo relatório completo do mês anterior sobre os servidores comissionados, bem como dos efetivos que recebem algum tipo de gratificação ou adicional salarial.

A prefeitura, no entanto, alegou que não poderia repassar tais informações porque demandaria um relatório com mais de 200 páginas e isso estaria em desacordo com o Decreto Tolerância Zero do prefeito, além de afirmar que as informações solicitadas estão todas disponíveis no Portal da Transparência do município.

Ontem, Hallberg enviou ofício à prefeitura colocando em dúvida a versão do município. “Mesmo que as informações estejam disponíveis no Portal da Transparência, quem nos garante que elas estão corretas?”, questionou. Além disso, alegou dificuldades pelo fato de o Portal oferecer a possibilidade apenas de consultas individualizadas, “dificultando a geração de relatórios para estudo analítico e sistemático da informação ora requerida”.

Além disso, alegou, para olhar os vencimentos de cada servidor é preciso preencher um “captcha” para cada consulta, tornando inviável uma análise ampla e “não cumprindo dessa maneira com os requisitos de publicidade e transparência da administração pública”.

RECAPE NO FLORESTA

Já o vereador Carlinhos Oliveira esteve ontem na Secretaria de Obras para cobrar explicações sobre o fato de o município ter licitado apenas pouco mais de 22 mil metros de recape na malha de pedras irregulares do bairro Floresta. Foi informado por Jorge Lange que os moradores não precisam se preocupar, pois essa foi uma necessidade legal tendo em vista que o custo total da obra está estimado em R$ 1,6 milhão e a emenda do deputado Evandro Roman para esse fim é de apenas R$ 1 milhão.