Cotidiano

Cardozo reclama de tratamento dado a Nelson Barbosa por senadores

2016 934831829-201608271649107683.jpg_20160827.jpgBRASÍLIA ? Em mais um momento de acirramento dos ânimos no plenário do Senado neste sábado, o advogado da presidente afastada, Dilma Rousseff, José Eduardo Cardozo, pediu a palavra para protestar contra o tratamento dado por alguns senadores ao ex-ministro da Fazenda Nelson Barbosa, arrolado como testemunha de defesa de Dilma. Para Cardozo, Barbosa está sendo acusado de cometimento de crime.

? A testemunha foi arrolada pela defesa e não está aqui como ré. Não vejo sentido uma testemunha aqui comparecer e ver sua imagem exposta com imputações dessa natureza. Toda testemunha tem que ser tratada com toda urbanidade. Meu mais veemente protesto não só pela testemunha de defesa, mas por qualquer pessoa que venha a testemunhar perante essa casa ? reclamou Cardozo. Impeachment

Mais cedo, o senador José Medeiros (PSD-MT) insinuou que o governo achava que “estava em céu de brigadeiro e não estava nem aí para esta Casa” e portanto achava que não era preciso pedir autorização para o Congresso, em caso de alterações orçamentárias, embora a lei afirme isso.

O senador Waldemir Moka (PMDB-MS) saiu, em seguida, em defesa das testemunhas de acusação. Segundo ele, o procurador Júlio Marcelo e o ex-auditor do Tribunal de Contas da União Antonio Dávila foram mal-tratado pelos senadores aliados a Dilma.

? Gostaria que o mesmo tratamento fosse dado ao doutor Júlio Marcelo e ao doutor Dávila, que foram bastante agredidos e eu não vi essa mesma defesa do eminente advogado da presidente Dima. Vou pedir acareação das notas taquigráficas ? disse Moka.

Lewandowski respondeu, rindo:

? Apuração das notas taquigráficas? Tá bem, se vossa excelência requer…

Em seguida, a advogada Janaína Paschoal, disse que, durante a comissão de impeachment, o procurador Ivan Marques foi tratado “com crueldade”.