Cotidiano

Cardozo diz que Dilma é julgada por ter ?ousado ganhar a eleição?

BRASÍLIA – O advogado de defesa da presidente Dilma Rousseff, José Eduardo Cardozo, começou a defesa da petista citando o seu passado de militante política contra a ditadura e fez uma analogia com o atual momento. Cardozo afirmou que Dilma responde esse processo por ter ousado vencer a eleição e acusa a oposição a seu governo de se aliar a Eduardo Cunha para derrubá-la.

? Do que é acusada a presidente Dilma Rousseff? Hoje sabemos, mas talvez em algum tempo nem se lembrem. O que dirão no futuro? Que ela foi acusada porque ousou ganhar uma eleição afrontando interesses. Ousou não impedir que as investigações contra a corrupção no Brasil prosseguissem. O que existem são pretextos nos autos ? disse Cardozo.

? No dia seguinte a eleição (de 2014) começou o ataque. Disseram que foi uma fraude. ‘Vamos pegar as máquinas eleitorais. Elas forjaram os votos’. Auditorias foram feitas e nada se encontrou. ‘Vamos impugnar as contas’. Tramita um processo (no TSE). Há uma investigação, contra também o candidato derrotado no segundo turno (Aécio Neves). Diante dessa impossibilidade iniciou-se uma caça a um fato ? disse.

Cardozo dirigiu-se aos senadores que foram ministros de Dilma.

? Quero me dirigir aos ex-ministros da presidente Dilma aqui presentes. Ex-ministros que permanecem leais e outros que migraram para outro lado. Pergunto aos senhores se algum dia receberam alguma proposta, alguma determinação, orientação de Dilma para que infringissem a lei, desrespeitassem a Constituição. Me permitam responder pelos senhores. Não. Sabem por que não? Porque ela não faz isso, nunca tolerou a corrupção. Me desmintam aqui.