Cotidiano

Caravana com cinzas de Fidel se dirige a cemitério para funeral

SANTIAGO, Cuba? A caravana com as cinzas do ex-presidente cubano Fidel Castro já partiu para o cemitério na cidade cubana de Santiago, onde acontecerá o funeral do líder guerrilheiro. As cinzas serão enterradas na manhã deste domingo no cemitério de Santa Efigênia, em uma cerimônia emblemática. Santiago é berço da Revolução socialista de 1959 e é considerada um berço de rebeldes, tendo a alcunha de ?cidade de heróis?. Foi lá que Fidel se lançou para iniciar a revolução que o levou ao poder e o converteu em um lendário personagem da esquerda latino-americana.

Depois de percorrer em caravana a ilha caribenha, as cinzas de Fidel ? que morreu em 25 de novembro, aos 90 anos ? descansarão a poucos metros dos restos mortais do herói da independência cubana José Martí e de outros próceres e mártires cubanos que o inspiraram. Os últimos dias foram tomados por uma onda de comoção no país, que foi governado por Fidel durante quase meio século.

Milhões de pessoas ao longo das cidades e povoados cubanos atravessados pelo cortejo fúnebre se despediram com lágrimas, bandeiras de Cuba, mensagens pintadas nos rostos e cantando “Eu sou Fidel. Foram quatro dias de cortejo através dos mil quilômetros que separam Havana de Santiago de Cuba.

A televisão cubana informou que o enterro será privado e familiar, com a presença de alguns convidados especiais.

? Em nome do nosso povo, do partido, do Estado e dos familiares, reitero o agradecimento mais profundo pelas incontáveis mostras de afeto a Fidel, suas ideias e sua obra, que continuam chegando de todos os confins do planeta ? acrescentou Raúl, cercado de outros líderes de esquerda que assistiram uma enorme cerimônia de honra.