Cotidiano

Caputo entrega recursos à saúde em Toledo

Toledo – O secretário estadual de Saúde, Michele Caputo Neto, estará em Toledo hoje, participando de extensa programação na área de saúde. A agenda do secretário inicia às 15h, na Unidade de Saúde do Jardim Europa, onde acompanhará o andamento da campanha de atualização das vacinas da rede pública. No sábado, das 8 às 17h, em todas as unidades básicas de saúde da cidade e de Vila Nova e Novo Sarandi, os profissionais estarão conferindo e aplicando as vacinas em atraso na rotina da população, independente da faixa etária. O atendimento é exclusivo nesta érea e todas as vacinas estarão disponíveis para atualização.

Ainda na UBS do Jardim Europa, Caputo, acompanhado do prefeito Lucio de Marchi, do secretário municipal Thiago Stefanello, do deputado estadual José Carlos Schiavinato, vereadores, demais autoridades e convidados, inaugura a ampliação da unidade de saúde. Um novo espaço, anexo à UBS, foi construído para ampliar o atendimento na área de odontologia. Na unidade atendem quatro equipes do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) e a meta é ampliar o trabalho preventivo e curativo de saúde bucal, entre outras atividades. O setor anteriormente utilizado para atendimento odontológico foi adequado para novas atividades de educação em saúde.

Da UBS do Europa, a comitiva do secretário segue para a Unidade de Pronto Atendimento da Vila Becker para a entrega oficial da área provável de pouso do helicóptero do Consamu para atendimentos emergenciais. A estrutura foi construída junto a área de estacionamento da UPA da Vila Becker. Para a execução da obra foram utilizados recursos devolvidos do orçamento da Câmara de Vereadores.

Às 16h30min, no Hospital Regional, o secretário fará a entrega dos R$ 10 milhões em equipamentos repassados pelo governo do estado. Os recursos já foram repassados ao município, que está efetuando a compra, através de processos licitatórios. Do total de R$ 10 milhões em recursos, informa o secretário municipal de Saúde, cerca de 80 por cento já foram aplicados. Ficaram ainda pendentes alguns itens frustrados, cujos processos foram refeitos e reencaminhados.

Do Hospital Regional, o secretário segue para o auditório da prefeitura de Toledo, onde será realizada uma reunião com os prefeitos secretários municipais de saúde dos municípios que fazem parte da 20ª Regional de Saúde, a partir das 17h30.