Cotidiano

Capitão lança projeto-piloto de reciclagem de resíduos orgânicos

Nesta primeira etapa, 25 famílias estão participando do projeto piloto

Capitão Leônidas Marques – O município de Capitão Leônidas Marques tem se tornado referência na proteção ao meio ambiente. A administração do prefeito Ivar Barea lançou recentemente um projeto-piloto, no bairro Paineira, de compostagem doméstica, que pretende reduzir em 50% do volume de lixo orgânico perdido nas residências.

Os dejetos são lançados no aterro sanitário e dão a oportunidade à população de aproveitar economicamente o adubo produzido. Nesta primeira etapa, 25 famílias estão participando do projeto piloto, que será implantado também nas escolas do município.

Na semana passada, alunos do contraturno social Espaço Crescer começaram a trabalhar com um kit de compostagem doméstica. As crianças passaram o dia tendo diversas atividades no espaço, foram instruídas pelo pessoal do Departamento do Meio Ambiente sobre a importância do tema e receberam diversas informações sobre reciclagem e compostagem doméstica, visando incentivar uma conscientização sobre a sustentabilidade.

Segundo o agente ambiental José Augusto Camargo, com um litro de chorume é possível produzir dez de fertilizante natural.

A compostagem é o processo biológico de valorização da matéria orgânica, seja ela de origem urbana, doméstica, industrial, agrícola ou florestal, e pode ser considerada um tipo de reciclagem do lixo orgânico.

A técnica de compostar ajuda na redução das sobras de alimentos tornando-se uma solução fácil para reciclar os resíduos gerados em residências.