Cotidiano

Capitão Kirk quase lutou com Jesus em 'Star Trek'

2015_863236005-jornada.jpg_20151102.jpgRIO – Trechos de um livro, revelados pelo site “The Hollywood Reporter”, dão conta de que o Capitão Kirk iria enfrentar um alienígena que se fazia passar por Jesus em num filme a ser feito nos anos 1970 a partir da série “Star Trek”. “The Fifty-Year Mission: The Complete Uncensored Unauthorized Oral History of Star Trek – The First 25 Years”, de Edward Gross e Mark A. Altman, detalha a tentativa do criador da série, Gene Roddenberry de escrever o roteiro para um longa, no rastro da popularidade que sua criação desfrutara na TV até ser cancelada, em 1969.

Uma das ideias de Gene (abordada no livro, que será lançado no dia 28) que foram apresentadas ao estúdio Paramount tinha como título “The God Thing” e era centrada nas tentativas da tripulação da Enterprise para deter uma força que se dirigia para a Terra se passando por Deus, embora fosse só um computador vivo inventado por uma raça de outra dimensão. “Na cena culminante, Kirk teve uma briga com um alienígena que havia assumido a imagem de Jesus Cristo”, conta o livro.

Para surpresa de ninguém, o roteiro foi rejeitado pela Paramount, como explica no livro o produtor associado Jon Povill: “Ele provavelmente teria derrubado ‘Star Trek’, porque a direita cristã, mesmo que ainda não fosse o que é agora, o teria destruído. Na verdade, Gene começou o roteiro sob uma administração da Paramount e o entregou para outra… justamente para Barry Diller, que era um católico devoto. Não havia nenhuma maneira na Terra de esse roteiro decolar nas mãos de um católico devoto.”