Cotidiano

Capitão garante convênio de R$ 48,5 milhões

Capitão Leônidas Marques – O prefeito de Capitão Leônidas Marques, Cláudio Quadri, esteve em Brasília para, em ato com o presidente Michel Temer, assinar convênios que vão liberar recursos para o Município. São R$ 48,5 milhões que serão disponibilizados por intermédio da Sanepar e investidos em obras de saneamento básico.

Com o volume de dinheiro anunciado, conforme Quadri, será possível contar uma nova história de desenvolvimento em Capitão. “Há muitos anos lutamos para viabilizar recursos para a implantação da rede de esgoto, obra fundamental para o crescimento de uma cidade”, diz ele.

Hoje não há um metro sequer de saneamento na cidade. De 2009 a 2012 foram feitos projetos para essa obra – na gestão anterior de Quadri. Agora, de volta à prefeitura desde janeiro, ele passou a buscar os recursos, inclusive em âmbito federal.

Segundo Cláudio Quadri, ele chegou a conversar com o presidente Michel Temer, que autorizou o Ministério das Cidades a disponibilizar o dinheiro necessário para a obra. Na assinatura do convênio, em Brasília, o prefeito de Capitão esteve acompanhado do governador Beto Richa e de diversos deputados federais que compõem a bancada paranaense. “Esse é um feito inédito e que abrirá novas expectativas para o Município. O Plano Diretor atual, por exemplo, não podia autorizar uma obra acima de quatro andares. Todavia, com o projeto de saneamento, será possível a edificação de prédios mais altos”.

Outro benefício do convênio será resolver uma questão ambiental, que é passar a combater as fossas, que estão ultrapassadas segundo as composições da legislação das cidades modernas. A previsão é de que os trabalhos de implantação da rede se estendam por dois anos e gerem, nesse período, 200 empregos diretos. “Para avançar será preciso, e isso é inevitável, gerar alguns transtornos. Por isso, peço antecipadamente a compreensão de toda a população. Mas a médio prazo os avanços aparecerão e serão inúmeros para o desenvolvimento, para a saúde e para a qualidade de vida da população”.