Cotidiano

Capanema é a que mais gerou empregos

O aumento de empregos é fruto, principalmente, da construção da hidrelétrica Baixo Iguaçu, que tem participação da Copel

Capanema – O município de Capanema, no Sudoeste, foi a campeã de geração de empregos no primeiro semestre no Paraná, com um saldo positivo de 2.519 vagas, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho. O aumento de empregos é fruto, principalmente, da construção da hidrelétrica Baixo Iguaçu, que tem participação da Copel. Somente na construção civil foram 2.519 vagas no município no primeiro semestre.

Com 18,5 mil habitantes, é um exemplo de como as cidades pequenas vêm contornando a desaceleração econômica e puxando a geração de empregos no Estado. Um levantamento do Observatório do Trabalho, da Secretaria de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos com dados do Caged, mostra que das dez cidades que mais geraram vagas nos primeiros seis meses de 2016 no Paraná, nove tem menos de 65 mil habitantes. Apenas Toledo, que aparece na lista, tem mais de 100 mil habitantes. 
Com o desempenho, Capanema se posicionou em sexto lugar no Brasil na geração de emprego nos primeiros seis meses do ano no Brasil. Ficou atrás de Franca (SP), Cristalina (GO), Venâncio Aires (RS), Nova Serrana (MG) e Juazeiro (BA). A usina de Baixo Iguaçu, entre Capanema e Capitão Leônidas Marques, é uma das maiores obras em andamento no Estado. Com custo estimado de R$ 1,6 bilhão, Baixo Iguaçu tem capacidade instalada de 350 megawatts e vai gerar energia suficiente para atender uma cidade com 1 milhão de pessoas. A usina deve ficar pronta em 2018.

Cidades do Oeste

Depois de Capanema, o município de Medianeira foi o segundo com maior saldo de 596 vagas, seguido por Toledo (495), Florestópolis, com (467), Marialva (456), Santo Inácio (319), Bocaiúva do Sul ( 308), Cambará (306), Santa Helena ( 273) e Jaguapitã