Agronegócio

Capacitação para transformação industrial de bananas

O incremento de renda, a formalização e implementação de agroindústrias foram tema de capacitação que teve como foco principal a produção e a transformação industrial de bananas. O treinamento foi desenvolvido em conjunto pela Biolabore (Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná) e pelo Capa (Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia).

Participaram produtores de Missal, onde foi realizado o curso, Itaipulândia, Ramilândia, Foz do Iguaçu e São Miguel do Iguaçu.

A adequação de agroindústrias e o que precisa para formalização do empreendimento artesanal no meio rural estiveram em pauta, assim como orientações para produção, que foram trabalhados pelos técnicos Daiana Pauletti e Luiz Hartmann do Capa, conforme a tecnóloga em alimentos da Biolabore, Débora Guerino Boico.

O treinamento consistiu de parte prática sobre a transformação de banana verde, cascas de banana e banana em vários pratos nutritivos e saudáveis visando agregação de valor como opção de maior renda, além de abordar a sustentabilidade rural, apoiada pela Itaipu Binacional por intermédio do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável. A iniciativa também recebeu apoio da Administração Municipal de Missal.