Cotidiano

Cantuquiriguaçu: Networking fomenta novas negociações

Empresários ligados às associações comerciais e empresariais de Laranjeiras do Sul e Quedas do Iguaçu participaram pela primeira vez de evento com metodologia aplicada pelo Sebrae/PR em parceria com Sicredi, Acils e Aciqi, para gerar negócios entre empresas. As Sessões de Negócios reuniram 49 empresas em cada um dos municípios. Além de promover a integração empresarial durante os encontros, a ação refletiu em negociações futuras por meio da prospecção de mercado.

O primeiro encontro foi em Laranjeiras do Sul, na sede da Acils. “Tínhamos uma ideia do processo, mas ficamos maravilhados e surpreendidos com os resultados”, disse o secretário executivo da Acils, Luiz Ederson de Almeida.

Na avaliação do presidente da Aciqi, João Comann, a aceitação da metodologia em Quedas do Iguaçu, município em que a Sessão de Negócios também foi muito positiva. “Cedemos espaço para que o Sebrae/PR e Sicredi pudessem oportunizar essa ação inédita aos nossos associados.”, frisa.

A metodologia funciona com um conjunto de 25 ou 49 empresas que se integram como em um circuito de breves apresentações. “Nesse movimento, cada um tem a oportunidade de apresentar seus produtos ou serviços para todas as outras, sem que haja repetição.”, explica Edson Braga, do Sebrae/PR.

Luiz Alexandre Osório tem uma empresa de serviços de telecomunicações em Quedas do Iguaçu e foi um dos participantes da Sessão de Negócios no município. “Saí de lá conhecendo mais a fundo muitos negócios que não sabia do potencial nem da qualidade, mesmo estando na mesma cidade.”, comenta.

Empresário do segmento de segurança em Laranjeiras do Sul, Alexsander Augusto Kovalski, teve as expectativas superadas com o evento. “A gente tende a resistir a ideias novas num primeiro momento. Mas quando começamos a trocar informações, foi muito agradável. Começamos a criar prospecções, visualizar novos negócios. Foi muito gratificante participar, vou levar bons exemplos e, inclusive me interessei por alguns produtos apresentados”, assinala.

Dias após a realização das primeiras Sessões de Negócios no Território Cantuquiriguaçu, a procura de empresários e instituições interessadas em promover novos encontros se intensificou.