Cotidiano

Cantor do sucesso 'Menina veneno', Ritchie critica funk 'Deu onda'

33047518_Rio de Janeiro RJ 30-06-1992 - Ritchie Cantor - Foto Selmy Yassuda - Agência O Globo -.jpgRIO ? Inglês radicado no Brasil, o cantor Ritchie, famoso pelo hit “Menina veneno” ? canção mais tocada no ano de 1983 nas rádios do Brasil ?, criticou nesta sexta-feira o funk “Deu onda”, do MC G15. Em seu Twitter, o músico revelou que, após ouvir a “dita música do verão”, sentiu vontade de se aposentar. Em tom irônico, ele respondeu a um seguidor: “Isso que dá tirar a música do currículo escolar! Vergonha alheia”.

Tweet do Ritchie

Ritchie ainda criticou a canção por ter “melodia em tom maior, base em tom menor”, o que configura uma politonalidade, isto é, superposição de duas ou mais tonalidades numa mesma composição. Alguns compositores do século XX, como o húngaro Belá Bartók, introduziram a politonalidade em suas obras, como explica o youtuber e produtor musical Pedro Serapicos em um vídeo de seu canal.

Tweet do Ritchie 2

Recentemente, o Spotify divulgou uma lista com as músicas mais tocadas durante a virada de ano para 2017. No Brasil, o funk “Deu onda” liderou o ranking do réveillon e, atualmente, a canção já foi reproduzida cerca de 10 milhões de vezes na plataforma.

Clipe de “Deu onda”