Cotidiano

Canil em matagal

A estrutura improvisada em terreno na Estrada Rio da Paz, próximo ao acesso a Alto Bom Retiro tem servido como canil para animais abandonados por seus donos. O local virou uma espécie de “desova” de cães vivos.

Diante da quantidade de cães que são deixados no local, moradores próximos tiveram a iniciativa de fazer do antigo ponto de ônibus, uma casinha com cobertura de plástico para os animais de rua.

No momento da reportagem cinco cachorros, de forma bem amigável rodeavam a equipe. Aparentemente há pessoas que se sensibilizam com os animais e deixam algum tipo de comida, inclusive ração, além de baldes com água para os animais.

Entretanto, é visível que os cãezinhos abandonados precisam de mais cuidados. O trecho em que foi improvisada a casa é de muito movimento e boa parte do dia os cachorros permanecem na rua. Motoristas que trafegam pela via precisam diminuir a velocidade e redobrar a atenção para não atropelar os animais. A cena lamentável também é vista em outros pontos da cidade onde famílias aproveitam para abandar filhotes de cães e gatos.

Programa

A expectativa é de que o Programa de Bem Estar Animal da prefeitura de Cascavel possa amenizar essa situação. Cerca R$ 450 mil foram garantidos à Secretaria de Meio Ambiente para política pública de tratamento e controle de animais de ura. A proposta atende ao pedido de inúmeras ONGs com a Acipa que trabalham com o resgate de animais.