Política

Candidatos prometem saúde de primeiro mundo

Se depender das promessas, a partir do ano que vem Cascavel será uma das melhores cidades do País na área de saúde pública

Candidatos prometem saúde de primeiro mundo

Cascavel – Historicamente, o período de campanha eleitoral é resumido nas promessas do que os candidatos pretendem fazer caso sejam eleitos. Já há alguns anos, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) obriga os candidatos ao Executivo protocolarem o plano de governo, deixando-o público para que os eleitores possam consultar. É uma espécie de compromisso assumido, que pode lhe custar muitas cobranças, se obter o aval nas urnas.

A reportagem do Jornal O Paraná analisa os planos de governo dos oito candidatos a prefeito de Cascavel e apresenta uma série com as principais propostas. Começamos, claro, pela saúde, assunto que sempre é “prioritário” para todos os candidatos.

E, se depender das promessas, a partir do ano que vem Cascavel será uma das melhores cidades do País na área de saúde pública. Confira alguns dos principais itens elencados pelos candidatos, dispostos em ordem alfabética.

Carlos Moraes (Avante)

O candidato definiu como prioridade acabar com as filas e o tempo de espera dos pacientes nas UBS, implantar “clínicas on-line” para consultas, exames e tratamentos possíveis de serem feitos remotamente através da “teleconsulta”. Ele pretende também construir o Hospital da Zona Norte e viabilizar a construção do Hospital da Criança. Clique aqui e leia o plano de governo na íntegra. 

Evandro Roman (Patriotas) da Coligação Renova Cascavel

Evandro Roman quer ampliar o atendimento das UBS, implantar a UPA 4 na Região de Sanga Funda, Floresta, Melissa e Riviera para atender a população mais distante da região norte. Está no plano de governo também a implantação de Mini-Hospitais para cirurgias de baixa complexidade, a criação do programa Remédio em Casa, além da implantação de um Centro de Atendimento Integrado para Pessoas Portadoras de Deficiência. Clique aqui e leia o plano de governo na íntegra. 

Inês de Paula (Progressistas) da Coligação Cascavel, você decide

A candidata Inês de Paula quer implantar o projeto Avança Saúde, com ações para aumento das equipes programa Estratégia Saúde da Família e avanço em diversas outras áreas, como Central de Abastecimento Farmacêutico, combater as filas de espera das cirurgias eletivas e distribuição de vale-transporte para pessoas que fazem tratamento de câncer e em vulnerabilidade social. Clique aqui e leia o plano de governo na íntegra. 

Juarez Berté (DEM) da Coligação Coragem e Compromisso

O candidato Juarez Berté aposta no programa de atendimento fácil com agendamento de consultas, renovação de documentos e receitas via aplicativo para celular. Ele também pretende aumentar o número de medicamentos gratuitos para a população e a criação de núcleos de atendimento especializado nas quatro regiões da cidade, além de mutirões da saúde em parceria com universidades e entidades. Clique aqui e leia o plano de governo na íntegra. 

Leonaldo Paranhos (PSC) da Coligação Cascavel Mais Humana, Sem Corrupção, Sem Desperdício

O atual prefeito e candidato à reeleição, Leonaldo Paranhos, define como compromisso a continuidade do programa de Saúde Humanizada e o aumento de 85% para 100% a cobertura na Atenção Básica. Criar três Centros Materno Infantil para desenvolvimento do programa Gestação Segura, e o Centro de Fisioterapia, Reabilitação e Terapias Integrativas e Complementares. Ampliar o horário de atendimento no Laboratório Municipal de Cascavel, concluir e ampliar infraestruturas da rede municipal de saúde e fortalecer o Hospital Municipal de Retaguarda com a reforma e a instalação do Centro Cirúrgico para realização de cirurgias eletivas. Clique aqui e leia o plano de governo na íntegra. 

Major Arsênio (PRTB)

O candidato Major Arsênio (PRTB) tem como prioridade na área de saúde a construção do Hospital Municipal. Clique aqui e leia o plano de governo na íntegra.  

Marcio Pacheco (PDT) da Coligação Amor por Cascavel é o que nos move

Marcio Pacheco destaca no seu plano de governo a descentralização do Serviço de Atendimento de Urgências e Emergências nas três UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento). Reavaliação e atualização do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos profissionais da saúde. Melhoria da estrutura física das UBSs e das USFs e criação de uma Central de Atendimento da Saúde, com funcionamento 24 horas. Clique aqui e leia o plano de governo na íntegra. 

Paulo Porto (PT) da Coligação Democrática e Popular: Cascavel da Gente

O candidato do PT, Paulo Porto, registrou, no plano de governo, dentro da área de saúde, o fortalecimento da Atenção Primária com ampliação da Estratégia Saúde da Família, parcerias com instituições de ensino superior, reformas e adequações, construções e ampliações das UBS, criação do ambulatório de alto risco, além da revisão do plano de cargos e carreira dos servidores e revisão dos salários base de categorias profissionais da saúde. Clique aqui e leia o plano de governo na íntegra.