Cotidiano

Candidatos do Rio pedem que eleitor converta votos de amigos e família

banner Indio.pngRIO ? Nesta quinta-feira, último dia de horário eleitoral gratuito na televisão e no rádio, os candidatos Marcelo Crivella (PRB), Jandira Feghali (PCdoB), e Osorio (PSDB) usaram o espaço para pedir aos eleitores que conquistem votos entre os amigos e a família. Estes dois últimos, além de Pedro Paulo (PMDB) e Marcelo Freixo (PSOL) citaram o empate técnico de cinco candidatos no segundo lugar ? Pedro Paulo, Freixo, Jandira, Flávio Bolsonaro (PSC) e Osorio estão tecnicamente empatados, com 6 a 11 pontos, segundo pesquisa do Datafolha desta quarta-feira ? para chamar o eleitor à responsabilidade de levá-los até o segundo turno.

Crivella usou o fato de aparecer isolado em primeiro lugar nas pesquisas, com 29 pontos, para pedir ao eleitor para que decida o pleito ainda no primeiro turno.

? Nos ajude nessa campanha, conquiste mais um voto e vença no primeiro turno com a gente ? disse a campanha de Crivella.

Jandira refutou o discurso de Crivella, dizendo que o segundo turno segue em aberto.

? Todos sabem que essa eleição não está decidida. Agora é você, mais um, e mais um levando (a candidata) pro segundo turno, nesse zumzumzum ? disse.

Osorio disse que é o único candidato capaz de vencer Crivella na segunda etapa e pediu ao eleitor que convença os amigos a votar nele.

? Compare os candidatos. Converse com os seus amigos, vamos juntos para o segundo turno.

Flávio Bolsonaro solicitou ao eleitor que evite a chegada de um governo que ele classificou de corrupto à Prefeitura do Rio.

? Se você também acredita que é possível fazer política de uma forma diferente, vem com a gente, vote no 20 ? convocou Bolsonaro.

Indio da Costa (PSD) exibiu um banner com a inscrição: ?Pare, pense e escolha?, e rogou ao eleitor para que não anule o voto.

? Multiplique o seu voto: fale com os amigos e vizinhos, use as redes ? disse.

Alessandro Molon (Rede) disse que o eleitor precisa ?abrir o olho?, para evitar que a Prefeitura ?quebre?. E prometeu governar com transparência e participação.

Pedro Paulo citou algumas das suas promessas de campanha, como a transformação de todas as escolas municipais em Escolas do Amanhã, e clamar ao eleitor carioca que o leve até o segundo turno.

? Vem comigo, vem com a gente, chega junto até o segundo turno.

Freixo pediu a ajuda do eleitor para derrotar o PMDB, partido que rege atualmente a prefeitura.

? Quando abrirmos as urnas vamos confirmar a derrota do PMDB e a nossa presença no segundo turno ? previu Freixo.

Cyro Garcia (PSTU) e Carmen Migueles (Novo) não usaram uma estratégia diferente neste último dia de programa. Aproveitaram os limitados cinco segundos no horário da TV e do rádio para marcar seus bordões: Cyro com ?Contra burguês, vote 16? e Carmen com ?Horário eleitoral é muito velho, vem pro Novo?.