Cotidiano

Candidatos destacam temas contemporâneos abordados no Enem

RIO e BELO HORIZONTE ? Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizaram este sábado as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza e, assim como nas edições anteriores, depararam-se com questões contextualizadas e que abordam temas sensíveis da sociedade brasileira.

Assuntos como movimento negro e sincretismo religioso foram temas de questões. A sustentabilidade também foi muito lembrada, com perguntas relacionadas ao aquecimento global e ao Antropoceno.

A treineira Gabriela Ramos, de 16 anos, que fez a prova na PUC-Minas, destacou as perguntas sobre dengue, fontes de energia e combustíveis.

? Eu só vi questões de ecologia e meio ambiente ? lembrou.

Eliane Assis, de 49 anos, que também realizou o exame da universidade, analisou que o conhecimento de atualidades foi útil em muitos enunciados:

? Teve questão sobre pesquisas de combate ao Aedes, por exemplo.

Em Ciências da Natureza, estudantes opinaram que a prova deste sábado foi mais tranquila que a do mês passado.

? Química continua sendo difícil para mim, mas nem dá para comparar as questões de hoje com as anteriores, que estavam impossíveis ? opinou Rebeca Galvão, de 18 anos, ao deixar o campus da Praça Onze, na Universidade Estácio de Sá, no Centro do Rio.

Segundo parte dos alunos, a prova teve grau de dificuldade semelhante ao de anos anteriores. Alguns até arriscaram um palpite para a redação, que será realizada este domingo, junto às questões de Linguagens, Códigos e Matemática.

? Acho que o tema pode ser racismo. Fiquei com essa impressão ao terminar a prova. E, para mim, seria bom, porque é um assunto que eu saberia desenvolver ? disse Raissa Alves, de 17 anos, ao sair da Estácio.