Cotidiano

Candidatos de Porto Alegre trocam farpas em propaganda eleitoral

BRASÍLIA – O clima de tensão na campanha eleitoral de Porto Alegre acabou se refletindo nos programas e inserções eleitorais desta reta final. Bem atrás nas pesquisas do Ibope, o candidato do PMDB, Sebastião Melo, assumiu um tom mais ofensivo contra o adversário Nelson Marchezan Júnior (PSDB), que está em primeiro. Melo costuma dizer que não “vende fantasia ou ilusões” como o concorrente. Na última pesquisa Ibope, de sexta-feira, Marchezan tem 57% dos votos válidos e Melo, 43%.

Nas inserções, a campanha de Melo ainda diz que o atual vice-prefeito de Porto Alegre se licenciou do cargo em agosto para participar da campanha, enquanto Marchezan permanece deputado federal, ?sem abrir mão de mais de R$ 30 mil”.

? Prefiro dizer a verdade do que vender ilusões ? diz Melo.

Em outra fala, Melo diz que a eleição está chegando ao fim e que sabe “que não está fácil”escolher e ressalta:

? Sou um cara verdadeiro. O que eu digo, eu faço.

? Hoje, votar nulo é ajudar Marchezan. Depois, não adianta dizer que não teve nada a ver com isso _ ressalta a vice na chapa de Melo, Juliana Brizola, em inserções.

Nos programas de dez minutos diários ou nas inserções, locutores complementam o raciocínio de Melo. Eles perguntam se o eleitor quer um candidato “que só fala o que você quer ouvir, ou um que não vende fantasia? Outra pergunta: “quem nunca fez ou que sabe como faz?”, se referindo à experiência de Melo como vice-prefeito. Em mais uma estocada, o programa do candidato do PMDB ressalta que Melo [e um “gestor do diálogo”e não “do pavio curto”. O tucano costuma dizer em seu programa que tem pavio curto com irregularidades.

Em inserções, a locutora provoca:

? Melo é uma certeza. Já o outro, ninguém sabe.

Fiel ao seu estilo de caminhar enquanto fala, Marchezan usa um tom mais leve, mas não deixa de dar suas respostas a Melo.

? Não estou prometendo o paraíso ? diz Marchezan.

O tucano afirma que sua candidatura não é contra ninguém, mas fala no “desgaste”de 12 anos da administração do atual grupo, que começou com o prefeito José Fogaça (PMDB) e depois com o atual, José Fortunati (PDT).

A propaganda repete o slogan de que “Não adianta pedir mais quatro se em 12 anos não soube resolver”.

Marchezan tem prometido deixar abertos oito postos de Saúde até à 22h, enquanto que hoje funcionam até 17h. Ele promete fazer isso com R$ 12 milhões, ou corte de 8% nos cargos em comissão (ou de confiança).

A proposta do tucano repercutiu e fez com que Melo passasse dois programas falando sobre os avanços no atendimento de Saúde em Porto Alegre: na terça-feira à noite e na tarde desta quarta-feira.

Nesta quarta-feira, Marchezan respondeu indiretamente às críticas de que não tem experiência como gestor. Foi mostrado um currículo do candidato, inclusive sua atuação na Câmara como deputado.

A última pesquisa Ibope indicou que Marchezan Júnior se mantém à frente na corrida eleitoral. A pesquisa divulgada na noite da última sexta-feira indica o tucano com 44% dos votos, contra 45% na pesquisa anterior. Já o candidato do PMDB, Sebastião Melo, manteve os mesmos 33% da pesquisa anterior. Os votos brancos e nulos somam 18%, e ainda 5% não responderam.

A pesquisa foi encomendada pela RBS TV, afiliada da Rede Globo. O Ibope ouviu 602 pessoas, como registro de número 08376/2016. A margem de erro é de quatro pontos percentuais. Com isso, o tucano pode ter de entre 40% e 48% dos votos. Já Melo pode ter de entre 29% e 37%.

A campanha de Porto Alegre tem sido marcada pela tensão entre os dois candidatos. Na semana passada, o comitê de Marchezan foi alvo de tiros. Já a campanha de Melo foi abalada pela morte de Plinio Alexandre Zalewski Vargas, que era um dos coordenadores da campanha de Melo.