Cotidiano

Candidatos começam a chegar em locais de prova do Enem

WhatsApp Image 2016-12-03 at 11.52.47.jpeg

RIO E CURITIBA – Em todo o país, cerca de 277 mil candidatos começam a chegar nos locais de prova do Enem.

Em Curitiba, Heloisa Silva, de 19 anos, foi a primeira candidata a chegar na Faculdade Paranaense (Fapar), um dos locais de prova do Enem da capital do estado. As 10h50m, mais de uma hora antes da abertura dos portões, ela já estava sob a chuva fina. E justifica por que chegou tão cedo: “Medo de atrasar”.

A estudante considera que o adiamento atrapalhou sua estratégia para o Enem.

? Eu não estava ansiosa e fiquei depois que adiaram – diz. Ela deveria ter feito a prova no Colegio Santa Cândida, que estava ocupado nos dias do teste. – não sou contra as ocupações, mas faltou organização para que ninguém fosse prejudicado – acrescenta Heloisa, que concluirá o ensino médio esse ano e quer cursar Física da universidade Federal do Paraná (UFPR).

Em Belo Horizonte, na PUC-Minas, as estudantes Izabela Regina, 17, Jéssica Cristiane, 18, e Izabela Reis, 17, tentam o exame pela primeira vez e aproveitaram pouco o período extra que ganharam.

? Queria ter ficado livre logo. Pude estudar um pouco mais e refazer a primeira prova, mas fiquei muito mais ansiosa ? conta Izabela Regina. A mudança do local, mo entanto, foi a pior parte. ? Nós faríamos na UFMG, ao lado de casa. Mudou tudo pa gente.

Aluna de cursinho, Isabela Estrella, 19, tem esta segunda tentativa como a definitiva para sua entrada no ensino superior:

? Eu preciso passar de qualquer jeito.

Com o encerramento das aulas no início de novembro, ela se viu tendo que se preparar sozinha para o exame de hoje.

? Fiquei muito mais ansiosa. Agora espero que a prova seja do mesmo nível que foi no mês passado.

Pouco afetados pela mudança de data, os candidatos Caio Lopes e, 16, e Hudson Justo, 16, comemoram poder fazer a prova como treineiros ? opção que deixará de existir no próximo ano.

? Pra mim é importante poder saber como é a prova e medir quanto tempo tenho ? conta Caio, que deseja cursar Engenharia na UFMG.

O Enem dá acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), porta de entrada para o ensino superior, e é critério para o Programa Universidade Para Todos (Prouni) e para o Programa de Financiamento Estudantil (Fies).

Durante a semana, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região negou recurso do Ministério Público Federal no Ceará para anular a prova do exame. No mesmo dia, o MPF havia divulgado que um relatório da Polícia Federal confirmou o vazamento da prova. O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza o Enem, criticou a postura do Ministério Público e descartou o cancelamento da prova.

Assim como nas provas dos dias 5 e 6 de novembro, neste fim de semana os candidatos terão que responder a 180 questões de múltipla escolha e fazer uma redação. No sábado, os participantes farão as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. E, no domingo, Linguagens, Redação e Matemática. Nos dois dias a abertura dos portões acontece às 12h e o fechamento às 13h. A prova começa às 13h30.