Cotidiano

Candidatos à prefeitura do Rio buscam eleitores em regiões distintas

RIO ? Não chega a ser como na série de TV ?Game of Thrones? nem como nos antigos tabuleiros do jogo War, mas o mapa do Rio de Janeiro é um território cobiçado ? e os candidatos parecem querer sempre dominar mais um pedaço. Nas ruas desde o dia 16 de agosto, eles orientam suas campanhas de modos diferentes. Levantamento do GLOBO nas agendas dos candidatos e compromissos divulgados por eles nas redes sociais aponta para tendências nas estratégias para buscar a preferência dos eleitores.

Marcelo Crivella (PRB) e Pedro Paulo (PMDB) concentram suas atividades de corpo-a-corpo com eleitores nas zonas Oeste e Norte ? áreas em que o atual prefeito, Eduardo Paes, teve seus melhores desempenhos na eleição de 2012. Crivella também visitou comunidades na Zona Sul, como a Rocinha e o Santa Marta, em Botafogo. Pedro Paulo circulou pelo Centro e pela Zona Portuária.

Por outro lado, Indio da Costa (PSD) teve mais compromissos na Zona Sul. Jandira Feghali (PCdoB) dedicou os primeiros dias da campanha aos bairros da Zona Sul e Tijuca, mas depois passou a visitar, com frequência, as zonas Norte e Oeste. Na terça-feira, teve a companhia da ex-presidente Dilma Rousseff em Senador Camará. Marcelo Freixo (PSOL) foi o candidato que mais teve agendas no Centro, embora tenha circulado por todas as regiões da cidade, o que também foi a estratégia de Flávio Bolsonaro (PSC).