Cotidiano

Candidato do PT luta para ir ao 2º turno e quer apoio do DEM e PSDB

RECIFE (PE) – O candidato a prefeito de Recife, João Paulo, do PT, visitou no início da tarde desta terça-feira o Mercado da Encruzilhada, onde pediu votos e tirou selfies com os feirantes e clientes. Cercado de um staff reduzido, João Paulo, que já foi prefeito da capital pernambucana por dois mandatos, agora luta para levar a disputa para o segundo turno contra o prefeito Geraldo Julio, do PSB, candidato à reeleição.

Enquanto o petista tem 26% das intenções de votos, segundo o último Datafolha, Geraldo Julio conta com 38% das intenções. João Paulo confia que, em havendo um segundo turno, parte do DEM e do PSDB o apoiará. Ambos os partidos têm candidatos próprios à prefeitura.

O petista planeja conversar com Priscila Krause, pleiteante do DEM, e Daniel Coelho, do PSDB, logo após apurados os votos no próximo domingo, dia 2. Ele acredita que nenhum dos dois declarará apoio formal num eventual segundo turno, o que, em tese, o beneficiaria.

Em Recife já está se tornando tradicional a polarização entre o PSB de Eduardo Campos (falecido num trágico acidente em 2014) e o PT de Lula, que na semana passada esteve na capital pernambucana em atos de campanha de João Paulo.

? Uma banda do PSDB e do DEM vem (para a nossa candidatura). Quando há uma polarização ideológica,um antagonismo de classes, não dá para conciliar. Então, os mais conservadores não vêm. Mas também houve um distanciamento muito grande dos dois partidos com relação ao PSB ? avalia João Paulo.

Geraldo Julio passou o dia dando entrevistas para duas rádios e uma TV local. No fim da tarde foi para a prefeitura e, à noite, promove uma caminhada no bairro da Casa Amarela, onde também fará um comício. Amanhã os candidatos se enfrentarão no primeiro e único debate deste primeiro turno, depois da novela das 21h, na TV Globo.