Cotidiano

Candidato do PMDB mantém liderança em Porto Alegre com 26%, segundo Ibope

PORTO ALEGRE ? A quarta pesquisa Ibope em Porto Alegre mostra o candidato do PMDB e de mais 13 partidos, Sebastião Melo, com 26% das intenções de voto na pesquisa estimulada, caindo 3 pontos percentuais em relação a anterior, quando tinha 29%. Mas a disputa está embolada no segundo lugar: o candidato Nelson Marchezan (PSDB) subiu de 17% para 18%; o candidato do PT, Raul Pont, oscilou de 17% para 16%; e a candidata Luciana Genro (PSOL) permaneceu nos 12%.

Nos votos válidos, descontando brancos e nulos, Melo tem 31%; Marchezan 21%; Pont 19%, e Luciana Genro 14%. A pesquisa tem uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. Por isso, na prática, há uma disputa acirrada por uma segunda vaga no segundo turno. A pesquisa foi realizada antes da realização do debate desta quinta-feira, na RBS TV, afiliada da Globo.

Levando em consideração os votos totais, Maurício Dziedricki (PTB) subiu de 7% para 9%; Marcello Chiodo (PV), Júlio Flores (PSTU) e João Carlos Rodrigues (PMN) aparecem com 1% cada um. Já Fábio Ostermann não pontuou. Os votos brancos e nulos somam 11% e outros 5% não responderam. Já na contagem dos votos válidos, Mauricio Dziedricki fica com 11% e os demais quatro candidatos com 1% cada.

O Ibope também realizou simulações de segundo turno. Sebastião Melo venceria Nelson Marchezan por 37% a 32% dos votos, com 24% de brancos e nulos; e 6% não respondendo.

O vice-prefeito vence Raul Pont por 44% dos votos contra 29% do petista, tendo 22% de brancos e nulos e outros 5% sem responder. Ele também derrotaria Luciana Genro, por 43% a 30%. Os votos brancos e nulos somam 22% e outros 5% não responderam.

Já Marchezan tem 41% dos votos contra 32% de Pont num segundo turno; e 40% dos votos contra 31% de Luciana Genro. A candidata do PSOL e o candidato do PT estariam tecnicamente empatados, com 31% a 30%, respectivamente.

A pesquisa foi realizada de 27 a 30 de setembro, com 805 eleitores. E foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) sob o número RS-09656/2016.