Cotidiano

Candidato do PMDB em Porto Alegre diz que Brasília ?tem feito mal? ao concentrar poder

2016 941322627-201609261251163088.jpg_20160926.jpg

PORTO ALEGRE (RS) – O candidato do PMDB a prefeito de Porto Alegre, o atual vice-prefeito Sebastião Melo, fez nesta segunda-feira uma caminhada e um minicomício na Esquina Democrática, no Centro de Porto Alegre, ao lado do prefeito, José Fortunati (PDT). Ao discursar num pequeno palanque montado na movimentada esquina do centro da cidade, Melo disse que se licenciou em agosto ?para não misturar um grampo da prefeitura com a campanha?. Apesar de ser do PMDB, Melo disse que é preciso tirar poder de Brasília e da União. Melo e o PMDB do Rio Grande do Sul, na sua maioria, não apoiaram a chapa Dilma Rousseff-Michel Temer. Ao GLOBO, Melo disse que, se eleito, vai conversar com Temer como conversaria com qualquer presidente.

? Não ando pela cidade só na eleição. Não tem eleição definida antes do último voto na urna! Não brinquem com eleição! Brasília tem feito mal ao Brasil quando concentra poder político e dinheiro na União ? disse Melo, acrescentando: ? Pedi uma licença porque não queria misturar um grampo da Prefeitura com essa campanha. O que resolve problema da cidade é competência e não ideologia.

O prefeito José Fortunati disse que estava em horário de almoço e que não via problemas em participar do ato, onde discursou e pediu votos para Melo e sua vice, Juliana Brizola, neta de Leonel Brizola.

Melo tem dito que não recebeu recursos do PMDB nacional, mas diz que isso não trará sequelas:

? Não sou homem de picuinhas. E a minha ficha número um é a ficha da cidade (e não de partido) ? afirmou, lembrando que, como Pedro Simon e o deputado federal José Fogaça (PMDB-RS), é do velho MDB (nome antigo do PMDB).

Melo foi acompanhado na caminhada por Fortunati, Juliana Brizola, Fogaça, que foi prefeito de Porto Alegre e começou a dobradinha com o PDT, o senador Lasier Martins (PDT-RS), o ex-deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), entre outros.

Fogaça lembrou que a prefeitura fica fechada de 12h às 13h30. Fortunati, ao discursar, lembrou que ele foi vice-prefeito de Fogaça e depois, em 2012, se elegeu prefeito já no primeiro turno.

De acordo com a última pesquisa Ibope, divulgada na sexta-feira passada, Melo aparece em primeiro lugar nas intenções de voto. A briga pela outra vaga no segundo turno está entre Nelson Marchezan Júnior (PSDB), Raul Pont (PT) e Luciana Genro (PSOL), tecnicamente empatados considerando a margem de erro da última pesquisa Ibope.

Depois de participar do ato de campanha, o ex-senador Pedro Simon disse que a ?vaidade? do PT levou à situação atual do partido, com a prisão de nomes como Antonio Palocci, detido nesta segunda-feira na nova fase da Lava-Jato. Simon, que já foi próximo do ex-presidente Lula, disse que o PT esqueceu das bandeiras do partido e resolveu agir para manter o partido no poder. Simon e Melo são da chamada ala independente do PMDB: votaram em Marina Silva no primeiro turno da eleição de 2014 e depois no candidato Aécio Neves (PSDB) e não na chapa Dilma Rousseff-Michel Temer.

*Enviada especial