Cotidiano

Candidato da direita francesa, Fillon tem vantagem sobre Le Pen

FRANCE-ELECTION_FILLON-GFF3128AV.1.jpg

PARIS – Recém-aclamado vitorioso nas primárias da direita francesa, o ex-primeiro-ministro François Fillon aparece com vantagem para a eleição presidencial. Uma pesquisa da Harris Interactive divulgada neste domingo mostra que Fillon venceria facilmente Marine Le Pen na eleição presidencial de 2017. No segundo turno, em 7 de maio, o candidato da direita é apontado com 67% dos votos, contra 33% de Le Pen, líder da extrema-direita da Frente Nacional.

No segundo turno das primárias do partido Os Republicanos, Fillon, que promete um plano de choque liberal, obteve 66,5% dos votos em resultados parciais e bateu o também ex-premier Alain Juppé, de 71 anos, que defendia um programa mais moderado. Fillon disse que sua vitória foi amparada nas convicções que tem no seu projeto para a França.

LINKS FRANÇA

? Envio a Alain Juppé uma mensagem de amizade e respeito. Juppé é um estadista. Existe no nosso país uma enorme necessidade de respeito. Os eleitores de direita e de centro encontrarão no meu projeto os valores franceses aos quais estão ligados. O futuro nos aguarda ? disse, criticando seus adversários de 2017. ? A esquerda é o fracasso, a extrema-direita é a falência.

A apuração ainda estava em andamento quando Juppé admitiu a derrota:

? Em primeiro lugar, gostaria de agradecer aos franceses e às francesas que votaram. Felicito François Fillon pela vitória. Agora vou me dedicar integralmente à Prefeitura de Bordeaux que tanta alegria me traz.

Com a esquerda governante impopular e dividida, Fillon tem grandes possibilidades de se tornar o presidente da França em maio do ano que vem, segundo as pesquisas. Seus principais oponentes serão um candidato socialista ainda não definido e Le Pen.

O presidente socialista François Hollande, o mais impopular dos últimos 60 anos (com apenas 16% de aprovação), deve anunciar antes de 15 de dezembro se concorrerá a um novo mandato. Segundo uma pesquisa divulgada na sexta-feira, o primeiro-ministro de Hollande, Manuel Valls, é mais popular que o atual chefe de Estado. Em entrevista publicada ontem, Valls anunciou que não exclui a possibilidade de se candidatar às primárias do Partido Socialista, que serão realizadas em janeiro.