Cotidiano

Candidata leva filha de 3 meses para amamentar durante Enem

SÃO PAULO – A estudante Daniele Miranda, de 18 anos, levou uma companhia especial para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): sua filha Emanuele, de 3 meses. Ela está no terceiro ano do ensino médio e ainda não decidiu que faculdade quer cursar, mas vai fazer as provas deste fim de semana na UniNove, na Zona Oeste de São Paulo.

– Estou amamentando ainda, então quero ver se me deixam entrar com ela. Vai ser difícil se não me deixarem. Ainda não sei o que quero fazer, vim ver o que acontece – contou Danielle, que veio acompanhada do namorado, Alexandro Serafim, também de 18 anos.

Em todo o país, são cerca de 8,4 milhões de candidatos aguardados. Poucos minutos antes da abertura dos portões, já era grande o movimento de estudantes na Uninove.

A estudante Carolina de Morais, de 17 anos, chegou ao local às 9h50. Na semana passada, ela rompeu o ligamento do pé direito e está numa cadeira de rodas, mas não desistiu. Carolina chegou ao local com quatro horas de antecedência, levada pelo namorado, Gabriel Ortiz, de 18 anos.

– Trouxe ele para me dar sorte – brincou ela. – Como estou na cadeira de rodas, decidi chegar bem antes para ver direitinho como chegar até a sala sem problemas.

201611051046168836.jpg

Na fila para a prova, os estudantes procuravam ficar tranquilos.

– Agora tem que relaxar. Não adianta ficar estudando porque não entra mais nada na cabeça – brincou Mateus Oliveira, de 18 anos, que quer cursar relações públicas.

Funcionários de cursinhos pré-vestibulares orientavam os jovens sobre o local da prova para que não haja atrasos. Os portões fecham pontualmente às 13h, horário de Brasília.

– Cuidado para não virar meme – alertava um deles em um alto-falante em tom de brincadeira.