Cotidiano

Câncer: projeto Amor em fios estende a mão a pacientes em tratamento

Com a colaboração de 70 voluntários, a ação dissemina orientações e promove atitudes que possam trazer alento e conforto aos pacientes

Simone, Ana Marli Calestini e Marli Assis
Simone, Ana Marli Calestini e Marli Assis

 

A Acic é uma das entidades parceiras do Amor em fios, projeto criado em 2015 com a finalidade de melhorar a autoestima de pessoas em tratamento de câncer. Com a colaboração de 70 voluntários, a ação dissemina orientações e promove atitudes que possam trazer alento e conforto aos pacientes.

Os trabalhos do projeto acontecem o ano todo, mas são intensificados durante o mês de outubro, dedicado a inúmeras iniciativas de prevenção à doença. O Amor em fios promove a doação de fios de cabelo, lenços, turbantes e tecidos. Identifica e cadastra pacientes com necessidade de perucas, confecciona e distribui perucas a hospitais, organizações não governamentais e a outras instituições.

A coordenadora do projeto é Simone Braga Cortês, que já teve e venceu o câncer, e que encontrou no Amor em fios uma forma de ajudar. “Esse é um trabalho voluntário, que integra pessoas com diferentes habilidades mas com o mesmo propósito, de estender a mão ao próximo”.

É uma grande equipe, cada um fazendo a sua parte, destaca Simone, lembrando que o projeto, embora jovem, já é conhecido e praticado em âmbito nacional. Na Acic, uma caixa para coleta de tecidos, lenços e cabelo foi colocada na recepção e todos os interessados podem colaborar. “As doações podem ser feitas até o dia 30 de outubro”, informa a voluntária Marli Assis. Marli, que atua na entidade, tem à disposição camisetas da campanha, a R$ 30, e máscaras, a R$ 5, ação também voltada a auxiliar a causa.

Banco de perucas

O projeto conta com bancos de perucas. Depois de confeccionadas elas são distribuídas, gratuitamente, a quem precisa. O Amor em fios conta também com sua versão kids, com a confecção de perucas coloridas feitas em lã, fios e crochê, que se ajustam confortavelmente na cabeça de crianças em tratamento de câncer.

O cabelo é a matéria-prima para a confecção de perucas para adultos. Por isso, o projeto orienta como cortar e fazer a correta destinação: o cabelo deve estar lavado e seco. Os cabelos precisam ter, no mínimo, dez centímetros para melhor aproveitamento. Não importa se tem química ou é pintado. Para ser entregue no posto de coleta, o cabelo deve estar embalado em papel alumínio ou de seda – evitar plásticos. Quatro doações compõem uma única peruca.

Outras informações sobre o projeto Amor em fios podem ser conseguidas pelos seguintes telefones (45) 99916-9716 e 99973-3665.