Cotidiano

Canal do Panamá será inaugurado neste domingo

O canal do Panamá, que liga os oceanos Atlântico e Pacífico, será inaugurado neste domingo, após vários testes e obras de expansão que custaram US$ 5 bilhões. O canal foi ampliado para permitir a passagem de embarcações com capacidade para até 14.000 contêineres.

Com a expansão, a capacidade vai triplicar assim como, a expectativa de lucro das autoridades panamenhas. Atualmente, cerca de US$ 1 bilhão é recolhido anualmente com os pedágios das embarcações que passam pelo local.

Neste fim de semana, a rota será inaugurada pelo cargueiro de contêineres chinês Cosco Shipping Panama, com 48,25 metros de largura e 299,98 metros de comprimento.

? Ter uma rota ampliada abre as portas aos produtores e empresas com o mundo ? disse à AFP Antonio Dominguez, gerente geral para a Costa Leste da América do Sul do transporte Maersk dinamarquês.

Cerca de 5% do comércio marítimo mundial passa pelo canal de Panamá, e seus principais usuários são Estados Unidos, China e Chile. A expectativa é que daqui a 10 anos passe pela rota 600 milhões de toneladas de mercadoria ao ano, o dobro do que acontece atualmente.