Cotidiano

Canadá já registrou vários ataques contra muçulmanos nos últimos anos

RIO ? Na noite de domingo, os canadenses experimentaram um ataque em uma mesquita de Quebec, que deixou ao menos seis mortos e oito feridos. Esta não é, no entanto, a primeira vez que o país é cenário de crimes de ódio contra os muçulmanos. Em três anos, entre 2013 e 2016, estes episódios de violência quase triplicaram. Um dos períodos que contibuíram para o índice foi a semana posterior aos ataques de Paris, em novembro de 2015, em que o Canadá registrou seis ataques contra muçulmanos. Veja aqui alguns dos crimes de ódio registrados pela imprensa, pela polícia e pelo Conselho Nacional de Muçulmanos Canadenses.

TIROTEIO EM MESQUITA

Um ataque em uma mesquita em Quebec, no Canadá, deixou ao menos seis mortos e oito feridos na noite do último domingo. A ação aconteceu no Centro Cultural Islâmico, um dia após o premier Justin Trudeau anunciar que o país ofereceria residência temporária a imigrantes que ficaram barrados após os vetos do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. De acordo com testemunhas, cerca de 40 pessoas faziam orações no templo no momento dos tiros. Duas pessoas foram presas, mas as autoridades não descartam a possibilidade de um terceiro suspeito, que teria conseguido fugir do local.

INSULTOS A ESTUDANTES

Em janeiro deste ano, uma reunião para discutir a adaptação de alunos muçulmanos nas escolas canadenses terminou em uma série de insultos anti-Islã. Manifestantes gritaram palavras islamofóbicas contra os estudantes e a comunidade muçulmana em geral na cidade de Ontário. A discussão envolvia decidir se os alunos muçulmanos poderiam fazer suas preces separadamente, seguindo os rituais da sua religião, às sextas-feiras.

VANDALIZAÇÕES REPETIDAS

O Centro Cultural Muçulmano, onde ocorreu o ataque do último domingo em Quebéc, foi vandalizado quatro vezes ao longo do ano passado. O último destes episódios aconteceu em 28 de dezembro, quando um homem de 48 anos tentou incendiar a mesquita. O responsável foi condenado por incêndio criminoso e posse de material inflamável. Em outubro, o templo religioso foi invadido e parcialmente destruído no seu interior pouco antes de abrir suas portas ao público.

AGRESSÃO A MULHERES

As muçulmanas já foram alvo de repetidos ataques enquanto vestiam véus islâmicos nas ruas do Canadá. Em 2015, na semana após os ataques de Paris, uma mulher foi atacada e roubada no meio da tarde em frente a uma escola infantil de Toronto. Os criminosos eram dois homens brancos, que a chamaram de terrorista e lhe disseram para “voltar para casa”. Eles puxaram seu hijab e socaram seu estômago antes de levar seu celular e o seu dinheiro. No ano passado, uma mulher estava com seu filho de apenas 4 meses em um supermercado da cidade de London, em Ontário, quando foi brutalmente agredida por outra mulher. A agressora bateu, cuspiu e tentou retirar o hijab da vítima.