Cotidiano

Campus de Cascavel promove Mostra de Ciências e Tecnologia

O objetivo da feira é divulgar os resultados das atividades de pesquisa

Cascavel – Teve início na segunda-feira (30) e segue até o fim da tarde desta terça (1º), no ginásio de esportes da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), a 1ª Mostra de Ciências e Tecnologias da instituição. O evento ocorre simultaneamente com o 3º Circuito Universidade de Portas Abertas com a divulgação dos cursos do vestibular 2016.

O objetivo da feira é divulgar os resultados das atividades de pesquisa, extensão e ensino para a comunidade e ampliar a integração dos acadêmicos e professores com a população.

“Além de todos os cursos das áreas tecnológicas da universidade, temos alguns colégios e outras instituições convidadas. Junto à mostra de tecnologia, ocorre também uma mostra dos outros cursos da universidade, que funciona como uma feira de profissões”, explica o coordenador do evento, Selmo José Bonatto.

A Mostra de Ciências faz parte da programação da 12ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, coordenada pelo Ministério das 0Ciências e Tecnologias. “A mostra era para ocorrer em Curitiba, porém, devido à falta de incentivo do governo tivemos que organizar a feira aqui em Cascavel em apenas 15 dias e muitas escolas não conseguirão vir”, lamenta Selmo.

Henrique Richetti Bonatto, de 16 anos, é estudante do Sesi (Serviço Social da Indústria) no Paraná, e participa da feira expondo um dos trabalhos desenvolvidos na instituição onde estuda.

“Nós trouxemos um braço mecânico que é suporte para notebook que está sendo desenvolvido o há dois anos. Neste ano, trouxemos o projeto com uma adaptação para ser utilizado em hospitais, tanto como suporte para notebook ou até mesmo para se alimentar”, explica Henrique.

A Mostra de Ciências e Tecnologias ocorre das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h. Durante a visitação da feira, será possível visitar o campus da universidade, Não é preciso agendar a visita.