Cotidiano

Campo forte: Agricultura de precisão de Tupãssi instiga a Embrapa

Técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária participaram nesta semana de uma visita a Tupãssi. O objetivo foi conhecer o programa que leva a tecnologia da agricultura de precisão para pequenos produtores rurais.

O projeto desenvolvido no município aumentou a produtividade no campo, reduzindo custos. Os pesquisadores participaram de reunião na Associação dos Agricultores juntamente com representantes do Instituto Emater. Também foram a campo para analisar a execução do programa em propriedades rurais.

Ontem foi realizada uma chamada pública a agricultores do município, com palestras com os pesquisadores. Alguns produtores que participaram do programa Tupãssi Fazendo Agricultura de Precisão afirmam ter ultrapassado a marca de 200 sacas por alqueire na última safra de soja. O recurso permite empregar tecnologias sofisticadas para indicar cuidados em estágios específicos das lavouras, aumentando o potencial de resultados do plantio.

“Nossa avaliação foi bastante positiva. Com o aumento dos custos de produção é importante priorizar o uso racional de fertilizantes. Hoje, viemos aqui para falar com os produtores sobre o manejo da fertilidade para alta produtividade”, explica Cesar de Castro – pesquisador da Embrapa Soja. O prefeito de Tupãssi, Ailton Ito Caeiro, participou do evento juntamente com vereadores e secretários.

Oeste conhece projeto que faz o País Basco referência

O presidente da Garapen, Fernando Nebreda, central que coordena agências de desenvolvimento no País Basco, na Espanha, vai estar em Cascavel na próxima sexta-feira, dia 12 de maio.

Fernando participará de encontro, às 14h, na associação comercial, com integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável e da Acic.

A finalidade será trocar informações sobre um processo organizacional que tornou essa região europeia em referência em indicadores econômicos e sociais. Outras informações pelo telefone 3321-1406 com Patrícia Pacheco.