Cotidiano

Campo e exportações vão dar fôlego para a economia

Toledo – O agronegócio e as exportações devem ajudar a economia estadual neste ano, de acordo com projeção do Ipardes, o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social. A previsão de safra agrícola recorde, bom desempenho do setor de carnes e das vendas externas devem dar um alento aos efeitos da crise econômica.

A expectativa do Ipardes é que 2017 seja mais favorável do que 2016, ano bastante marcado pelos efeitos da recessão. Ainda não será uma retomada vigorosa, mas de acordo com o instituto, é grande a chance de a economia do Paraná interromper a trajetória de queda do PIB e registrar crescimento. Em termos nacionais, a última projeção do Banco Central, divulgada em 22 de dezembro, previa um avanço de 0,8% no Produto Interno Bruto Brasileiro em 2017. Em 2016, o Brasil deve ter registrado uma retração de 3,4% na sua economia. 

O vice-presidente de Serviços da CACB (Confederação das Associações Comerciais E Empresariais do Brasil), Rainer Zielasko, que é de Toledo, espera que a economia brasileira se recupere lentamente ao longo de 2017. “Identificamos os problemas. Agora começam as medidas de saneamento. O País volta a sonhar com crescimento que poderá ser sólido desde que as reformas e medidas, mesmo amargas, sejam adotadas”. Além de reformas administrativa, política e fiscal, o País precisa reduzir custos, melhorar a eficiência dos gastos públicos e combater a corrupção de forma incansável, diz Rainer. Ele também entende como fundamental o início de um amplo processo de privatizações.

Um dos fatores que devem contribuir para um desempenho melhor da economia é a elevação dos juros nos Estados Unidos e a consequente valorização do dólar. Com a moeda americana valorizada, a tendência é que os produtos brasileiros fiquem mais baratos no exterior. “E as vendas externas têm um peso na economia estadual maior do que na média do Brasil. No Paraná, elas representam 12% do PIB, contra uma média de 10% no País”, diz Julio Suzuki Júnior, diretor presidente do Ipardes.

Campo

No campo, a previsão, se mantido o clima favorável, é que o Paraná tenha uma safra de verão recorde 2016/2017, com a produção, somente de soja, de 18,3 milhões de toneladas – 11% a mais do que na safra 2015/2016, de acordo com o Deral, o Departamento de Economia Rural da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento. A produção de soja deve crescer mesmo com a redução de 1% na área, que deve ficar em 5,23 milhões de hectares.