Cotidiano

Campo cobra orçamento mais robusto

A principal reivindicação é que a Secretaria Municipal da Agricultura fique com pelo menos 5% da arrecadação total do município

Cascavel – Oito entidades representativas do agronegócio entregaram ontem uma pauta de reivindicações do setor aos candidatos à sucessão de Edgar Bueno (PDT). Chamado carta-compromisso, o documento lista uma série de medidas para que o campo seja foco verdadeiramente prioritário da futura administração.

A principal reivindicação é que a Secretaria Municipal da Agricultura fique com pelo menos 5% da arrecadação total do município. Isso é praticamente duas vezes e meia mais que os pouco mais de 2% destinados atualmente a essa pasta. Outra pauta arrojada é o desenvolvimento de um programa de pavimentação asfáltica das principais estradas rurais nos moldes do que é realizado pelo vizinho município de Toledo em parceria com o Estado e a União.

Assinam a carta o próprio Sindicato Rural Patronal de Cascavel, mais Sociedade Rural do Oeste do Paraná, Areac (Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel, Comder (Conselho de Desenvolvimento Rural do município), Apepa (Associação Paranaense de Empresas de Planejamento Agropecuário), Rural Leite, Emater e Agrivel (Associação dos Agricultores Familiares do Município de Cascavel).

OUTRAS REIVINDICAÇÕES

Na carta, as entidades do agronegócio também reivindicam o investimento do ITR exclusivamente na área rural, estruturação e melhoria das UBSs dos distritos, mais segurança no interior, disponibilização de máquinas e equipamentos para serviços gerais e emergenciais nas sedes dos distritos, recuperação emergencial da malha viária rural, readequação e manutenção da malha viária municipal, pavimentação de pelo menos 50 km de estradas com pedras irregulares, maior estímulo à produção e comercialização de produtos agropecuários, fortalecimento da Feira do Pequeno Produtor, construção de um centro municipal de comercialização de produtos agropecuários, reimplantação do Programa de Proteção de Nascentes, implantação do turismo rural e aquisição de máquinas e equipamentos para auxiliar os agricultores com aração, aplicação de calcário, esterco e defensivos.