Esportes

Campeonato Amador ressurge em Cascavel

Cascavel – Cidade que foi uma das pioneiras na região no fomento do futebol amador, tendo uma Liga cinquentenária que chegou a ser subsede da Federação Paranaense de Futebol, Cascavel viu nos últimos anos o enfraquecimento do esporte e suas equipes terem que se unir para organizar competições e atletas terem que deixar o município para atuar em outros no qual a modalidade é mais forte. Isso está prestes a acabar. Pelo menos essa é a ideia para os próximos anos, a começar com 2018, quando Cascavel terá seu primeiro Campeonato Amador Municipal.

A terceira e última reunião entre dirigentes de equipes e do poder público municipal definiu na última segunda-feira os participantes da edição de que marcará o ressurgimento da competição, no ano que vem. Serão 22 equipes participantes a custo zero com inscrição e arbitragem. Cada uma pode inscrever até 25 atletas, o que movimentará 550 atletas caso todas as vagas sejam preenchidas.

O detalhe é que os jogadores devem residir em Cascavel e trabalhar na cidade, o que evitará que os times se reforcem com atletas de outros municípios. O regulamento geral deverá ser divulgado na próxima terça-feira (5), em evento que marcará o lançamento do campeonato. Até porque uma reunião deliberativa nesta quinta-feira decidirá pela prorrogação do prazo de inscrição.

É que mais equipes têm interesse em competir com todas as despesas referentes ao campeonato pagas pelo Município, que já licitou a arbitragem e material esportivo (as equipes receberão uniformes e bolas para treinos).

Divisões e donativos

A edição 2018 do Amador Municipal deverá começar após o Carnaval e definir os rumos dos próximos campeonatos. A ideia é que as 16 melhores formem a primeira divisão em 2019 e as demais disputem a segunda divisão, que seria organizada pela Liga de Futebol de Cascavel e teria custos de inscrição e arbitragem. A partir daí haverá rebaixamento e acesso. O campeonato ainda pode virar lei no município, mas o certo mesmo é que as 22 equipes que já se inscreveram para a competição de 2018 precisaram doar 50 quilos de alimento ao Provopar, sendo 20 kg de arroz, 20 kg de feijão e 10 kg de açúcar, totalizando 1.100 quilos de donativos. A medida foi a antecipação da punição pelos cartões amarelos e vermelhos.