Esportes

Campeão olímpico e rival de Cielo, Manaudou troca natação pelo handebol

Campeão olímpico nos 50m livre em Londres-2012 e medalhista de prata na mesma prova nos Jogos Olímpicos do Rio, o francês Florent Manaudou, velho rival de César Cielo nas piscinas, trocará a natação pelo handebol, pelo menos temporariamente.

Manaudou, que também é bicampeão mundial nos 50m livre, está treinando no clube Pays d’Aix Université, sediado na cidade de Aix-en-Provence. Atualmente na primeira divisão francesa, o Pays d’Aix foi apenas o 12º colocado na liga nacional de 2015. O nadador, que praticou handebol na escola por 10 anos, não abandonará comnpletamente as piscinas, mas reduzirá radicalmente sua rotina de treinos, e deverá ficar de fora das principais competições do calendário nos próximos anos.

O atleta ainda não sabe por quanto tempo ficará no handebol, mas sonha em disputar o esporte como profissional.

– Eu sou bom no esporte e tive a chance de ter um patrimônio genético que me permite ser explosivo. Tenho vontade de seguir no handebol. Não sei se será em dois, quatro ou oito anos, mas se eu conseguir, um dia, jogar a nível profissional, será genial para mim – declarou o atleta em comunicado.

Apesar da pausa na pesada rotina de treinos, Manaudou não trata sua saída das piscinas como definitiva. Para o nadador, o retorno ao esporte que o consagrou só irá acontecer quando ele se sentir motivado o bastante para competir novamente em alto nível.

– O sistema no qual eu treino gera uma forte pressão midiática, e não quero que isso venha a estragar minhas chances de dar, um dia, uma nova medalha olímpica à França. Eu quero me dar condições de renovação. Depois de dois ciclos de quatro anos coroados por duas medalhas olímpicas, quero preservar e guardar o prazer que foi meu principal combustível durante esses anos. – exclamou o campeão olímpico.