Esportes

Campeão Eder Jofre conhece o Centro de Excelência do Boxe

Ele participou de uma luta exibição da primeira brasileira campeã mundial da modalidade

São José dos Pinhais – Maior lutador da história do boxe brasileiro e eleito o melhor peso-galo mundial de todos os tempos, o ex-pugilista Eder Jofre, 69 anos, esteve no Paraná pela primeira vez neste fim de semana.

Ele participou de uma luta exibição da primeira brasileira campeã mundial da modalidade, a paranaense Rosilete do Santos. O confronto foi no ginásio Ney Braga, em São José dos Pinhais, município onde Rosilete e o marido, o ex-boxeador Macaris do Livramento, desenvolvem um trabalho social no Centro de Excelência do Boxe.

Projeto apoiado pelo Governo do Estado, o Centro atende 200 crianças e adolescentes de dez a 18 anos com aulas gratuitas de boxe no contraturno escolar.

“O objetivo é a inclusão por meio da socialização, educação, disciplina, saúde, além de propagar o ensino do boxe”, comentou Macaris, campeão mundial pela WBC em 1996.

“Foi uma luta de mais de 16 anos, mas conseguimos os apoios. Agora somos reconhecidos por este sonho realizado. Vamos trabalhar e dar um futuro melhor para estas crianças”, disse.

Para Eder Jofre, o projeto é importante também do ponto de vista esportivo.

“Esses jovens poderão ser os campeões de amanhã”, comentou.

Luta exibição

Além de conhecer o projeto, Eder Jofre também acompanhou duas disputas de título estadual paranaense de boxe.

Bem-humorado, o campeão mundial, que tem na carreira 81 lutas, 75 vitórias – 50 por nocaute -, quatro empates e apenas duas derrotas, ainda disputou dois rounds com Rosilete dos Santos. A ex-boxeadora tem 34 lutas e 29 vitórias na carreira e pendurou as luvas em 2013, após unificar o título mundial de duas das mais importantes instituições de boxe, a Wiba e a WPC em 2011.

Apesar de não estar previsto no evento, Eder Jofre aceitou o desafio de Macaris do Livramento para um duelo e “nocauteou” o presidente da Federação Paranaense de Boxe no primeiro round.

(Com informações da Agência de Notícias do Paraná)