Esportes

Campeão dos 200m critica Alan: 'Se não é para apresentar o melhor, não deveria ter vindo'

Sem Alan Fonteles na final dos 200m do T44 (amputados de membros inferiores), o neozelandês Liam Malone foi o campeão ao estabelecer um novo recorde paralímpico com 21s06, que é também a melhor marca de sua vida. Após a prova, ele disse ser totalmente contrário ao comportamento de Alan.

– Alan era o melhor. Ele já foi o melhor. Não sei o que aconteceu com ele, mas me pareceu que não estava na melhor forma. Na minha opinião, se o atleta não está no melhor de sua forma, ele não deveria nem aparecer para competir num evento tão importante como esse, ainda mais diante de sua torcida – disse o campeão.

A ausência de Alan na grande decisão foi uma surpresa para a maioria dos finalistas. O americano Hunter Woodhall, que foi medalhista de prata com 21s12, lamentou a ausência do brasileiro.

– O Alan conseguiu colocar o esporte em um alto nível ao correr 20s66 (no Mundial de Lyon, em 2013). Hoje, todos ainda estão distantes desse tempo. É uma pena não tê-lo em nossa prova puxando o limite – disse o medalhista de prata.

Para o americano Aj Digby, quinto colocado com 21s93 (melhor tempo da carreira), o recorde de Alan deve ser quebrado nos próximos anos.

– Temos muitos competidores jovens surgindo. Nos próximos anos, esse recorde será quebrado, assim como acontece em todas as modalidades- disse Digby, de 18 anos.