Cotidiano

Campanha visa o combate à violência infantil

Quatro Pontes – A Secretaria de Desenvolvimento Social de Quatro Pontes, por intermédio do Cras (Centro de Referência de Assistência Social), do Conselho Tutelar e do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), promove uma campanha intensiva de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Durante a tarde de ontem houve entrega de panfletos informativos sobre a violência sexual em forma de pedágio na Avenida Presidente Epitácio. A psicóloga Miguela Hanke, da Secretaria de Desenvolvimento Social, e a presidente do CMDCA, Cleonice Majolo, explicam que a iniciativa visa conscientizar a população. “É possível evitar que os casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes aumentem. Devemos nos atentar e denunciar. Cada um pode contribuir com o nosso público infantil. Todas as autoridades também estão à disposição. Não deixe as crianças correndo perigo. E leiam com atenção todo material disponibilizado e nos ajude nesta ação”, comentam.

Caso Aracelli

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de oito anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal 9.970/2000. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.

Exploração

O abuso sexual envolve contato sexual entre uma criança ou adolescente e um adulto ou pessoa significativamente mais velha e poderosa. As crianças, pelo seu estágio de desenvolvimento, não são capazes de entender o contato sexual ou resistir a ele e podem ser psicológica ou socialmente dependentes do ofensor. O abuso acontece quando o adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para sua satisfação sexual. Já a e exploração sexual é quando se paga para ter sexo com a pessoa de idade inferior a 18 anos. As duas situações são crimes de violência sexual.