Cotidiano

Campanha vacinou 98% dos animais contra a febre aftosa

Somente em Cascavel foram vacinados 94,7% dos 86.470 mil bovinos e bubalinos

Cascavel – A Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) informa que 98% das 9,2 milhões de cabeças de gado e búfalos em todo o Estado foram imunizadas durante a 2ª etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa ocorrida no mês passado.

Para o gerente de saúde animal da Adapar em Curitiba, Rafael Gonçalves Dias, o resultado foi satisfatório.

“Atingimos a meta com índices satisfatórios. Mas os pecuaristas dos 2% que não foram imunizados devem procurar o escritório da Adapar mais próximo”, disse.

Na regional de Cascavel, a meta era imunizar 900 mil cabeças em 28 municípios. Somente em Cascavel foram vacinados 94,7% dos 86.470 mil bovinos e bubalinos.

“Como choveu muito nas últimas semanas, não conseguimos fazer as visitas em quem não imunizou, mas iremos às propriedades”, afirmou a veterinária da Adapar em Cascavel, Luciana Regina Monteiro.

Quem não vacinou sofrerá auto de infração e multa após a avaliação. A multa é de R$ 799 para as propriedades com até dez animais e R$ 79,90 por cabeça acima de dez animais.

“O escritório não fecha no fim de ano, apenas nas datas comemorativas. Por isso, pedimos para que os produtores nos procurem para regularização”, frisa Monteiro.

(Com informações de Eliane Alexandrino)