Cotidiano

Campanha promove leitura de quase 32 horas dos termos de aplicativos

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OSLO – Os contratos de termos e condições apresentados por serviços on-line são, geralmente, muito longos. Devido à extensão, muitos usuários pulam a etapa de leitura, o que aumenta a probabilidade de ter dados compartilhados involuntariamente. Para denunciar o tamanho excessivo dos termos, noruegueses passaram mais de 30 horas lendo contratos de aplicativos para smartphones em uma transmissão ao vivo na internet. A ação foi parte de uma campanha da agência de defesa do consumidor da Noruega.

Segundo o Conselho Norueguês do Consumidor, o norueguês médio tem 33 aplicativos no celular. Juntos, os termos de uso dos serviços são mais longos que o Novo Testamento, da Bíblia.

A leitura terminou nesta quarta-feira, alcançando 31 horas, 49 minutos e 11 segundos, segundo o site da BBC. Entre os aplicativos escolhidos, estavam os populares Netflix, Youtube, Facebook, Skype, Instagram e Angry Birds.

?O atual estado de termos e condições para serviços digitais beira ao absurdo?, afirmou Finn Myrstad, autoridade da agência, de acordo com o portal de notícias inglês. ?A abrangência, extensão e complexidade significam que é virtualmente impossível tomar decisões informadas?.

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