Cotidiano

Campanha pela prefeitura de Paraty dividiu até pais e filhos

PARATY (RJ) – Bastava olhar para o alto das casas em Paraty para entender que a disputa seria acirrada. Cada imóvel colocava uma vara alta de bambu com a bandeira da cor que simbolizava seu candidato. Casé era o amarelo; Zezé, o laranja; e Valdecir (PP), terceiro colocado no pleito, o verde. Isso gerou uma espécie de dicionário próprio dos paratienses, que se referem aos eleitores e aos próprios candidatos pelas cores. Lá, a notícia que correu é que o laranja ganhou do amarelo. Traduzindo: Casé venceu Zezé.

Foi usando o sistema de cores e significados próprios dos paratienses que o aposentado Benedito Souza, de 72 anos, tentou expressar os motivos pelos quais o candidato do PTB perdeu para o atual prefeito. Valdecir, do PP, foi vice-prefeito de Zezé nos dois mandatos dele à frente da prefeitura. Ele lançou sua candidatura nesta eleição, o que acabou dividindo os votos da oposição contra Casé. Valdecir é pastor da Assembleia de Deus e arrebatou votos no eleitorado evangélico.

? O verde tirou votos do amarelo com certeza. Se tivessem se juntado, o outro não tinha chance ? avalia Benedito, que disse não querer saber de política, embora soubesse explicar em detalhes os meandros da corrida eleitoral no município.

A avaliação do aposentado é a mesma de Casé e Zezé e de outros eleitores ouvidos pela reportagem. O candidato do PTB disse que não houve rompimento entre ele e adversário do PP.

A campanha eleitoral dividiu famílias inteiras e criou até certas rusgas entre pais e filhos, como aconteceu com Regina Cristiane, de 45 anos.

? Meus filhos queriam um candidato, iam para os eventos dele. Eu queria outro e trabalhei por ele. Minha família ficou dividida entre os três candidatos ? contou ela, que trabalha em uma das lojas do Centro Histórico de Paraty.

Em meio ao clima de disputa apertada, os principais temas discutidos foram saúde e turismo ? este último é o setor responsável por cerca de 70% do PIB do município. A violência na cidade também entrou em pauta em alguns momentos. Como O GLOBO publicou em setembro, Paraty tem a maior taxa de mortes provocadas por armas de fogo no Estado do Rio.

Depois dos debates e da apuração emocionante, o prefeito reeleito tem certeza de que está em dia com a própria saúde:

? Foi um exame para saber se o coração estava bom.