Cotidiano

Campanha para levar canadense de volta para casa arrecada mais de 9 mil dólares

anton.jpg

RIO ? O canadense Anton Pilipa, 39 anos, finalmente foi ao reencontro de sua família, em Toronto, após cinco anos perambulando ? sem rumo e sem documentos ? por cidades e vilarejos de pelo menos nove países até chegar ao Brasil. Ele ficou desorientado e deixou sua terra de origem pouco depois de iniciar um tratamento para esquizofrenia. Em uma campanha de financiamento coletivo, lançada na última sexta-feira no site estrangeiro GoFundMe (www.gofundme.com/bring-anton-home), foram arrecadados mais de 9 mil dólares, doados por uma centena de pessoas (algumas anônimas) dispostas a ajudar nas despesas de sua volta para casa. Inicialmente, o valor estipulado era de 8 mil dólares.

A página foi criada por Ivan Drury, que descreve Anton como um ?ativista de longa data contra a pobreza? e ?membro de comunidades humanitárias em Vancouver, Montreal e Toronto?. Familiares e amigos se mobilizaram nas redes sociais para angariar as doações, que variaram entre 10 dólares e 500 dólares.

?As pessoas que amam e se preocupam com Anton ? incluindo seu irmão Stefan, sua cunhada Sara (Vanz) e sua sobrinha Amina (Vance) ? estão tentando levá-lo para casa e saudável. Há custos significativos para isso e não são fáceis de cobrir para esta família de classe trabalhadora. Por favor, considere uma doação?, escreveu no Facebook o colega Jaggi Singh, que o conheceu durante um missão em Vancouver.

SaraVanz.jpg

?Mais de 4 mil dólares levantados em apenas cinco horas! Tem sido incrível ver tantas pessoas mostrando apoio seja compartilhando este post, dando dinheiro ou comentando. Vocês são incríveis. Isso vai ajudá-lo muito. É uma maneira de mostrar solidariedade nesses tempos difíceis?, disse a cunhada Sara Vanz, em agradecimento a outros internautas na rede, que aderiram ao apelo.

Anton embarcou nesta segunda-feira em um voo saindo de Manaus, ao lado do irmão Stefan Pilipa, e declarou que nunca se sentiu sozinho durante a peregrinação: ?Foram anos pensando muito, dormindo ao relento. É muito simples viver, não precisamos de muitas coisas?, disse em entrevista à BBC Brasil.

Após atravessar regiões dos Estados Unidos, do México, da Guatemala, da Costa Rica, do Panamá e da Colômbia, o canadense caminhou milhares de quilômetros até ser abordado por policiais rodoviários quando andava pela BR 364 em Rondônia, já em território brasileiro.

De acordo com Stefan, a família soube que Anton havia sido encontrado, em outro continente, pouco antes do último Natal. Enquanto aguardava o resgate, durante o mês de janeiro, ele ficou internado no Hospital Psiquiátrico Eduardo Ribeiro, no Amazonas.