Cotidiano

Campanha na TV: Crivella promete emprego para jovens e Freixo exibe biografia

RIO – Os candidatos Marcelo Freixo (PSOL) e Marcelo Crivella (PRB) voltaram a disputar o voto do eleitor na TV nesta segunda-feira. No primeiro programa de 10 minutos para cada candidato, ambos começaram em tom vitorioso e agradeceram o resultado da votação no primeiro turno. Crivella fez propostas voltadas para qualificação profissional da população de baixa renda. Uma das estratégias do senador é mirar no público jovem para impedir o crescimento de Freixo nesse eleitorado. O candidato do PSOL deu ênfase à sua apresentação biográfica, já que sua campanha avalia que ainda é pouco conhecido entre os cariocas.

O programa de Crivella exibiu cenas do candidato conversando com um grupo de jovens cariocas que reclamavam da falta de oportunidades no mercado de trabalho. A intenção da campanha do bispo licenciado é trabalhar o conceito de “cuidar das pessoas”.

Uma das propostas, a Zona Franca Social, promete dar isenção de impostos para projetos de empreendedorismo em comunidades do Rio.

? Vamos usar o poder de compra da prefeitura para encomendas nas comunidades carentes uniformes escolares, roupas de gari e da guarda municipal ? disse Crivella.

Num aceno ao eleitor de classe média, o programa exibiu o vice Fernando Mac Dowell, que é especialista em transportes e mobilidade. No entanto, o vice não falou uma palavra sequer.

O programa também ressaltou os atributos do candidato como as experiências profissionais do Crivella engenheiro, senador e ministro da Pesca. A intenção sempre é fazer contraponto a pouco experiência de Freixo em gestão.

Nos próximos programas, Crivella deve focar suas propostas na área de saúde. Ele deve apresentar promessas de contratar mais médicos e reduzir as filas de cirurgias. Assim como no primeiro turno, o discurso de que a prefeitura abandonou os serviços públicos para fazer a Olimpíada será mantido. O candidato também terá um tempo do programa para esclarecer polêmicas como o apoio do ex-governador Anthony Garotinho e sua ligação com a igreja Universal. Ele é sobrinho do bispo Edir Macedo.

Depois de ter apenas 11 segundos por dia no horário eleitoral gratuito no primeiro turno, a campanha de Marcelo Freixo (PSOL) a prefeito do Rio estreou seu programa de televisão no segundo turno nesta segunda-feira com um espaço quase 60 vezes maior, de dez minutos. Ainda pouco conhecido por boa parte do eleitorado carioca, Freixo deu ênfase à sua apresentação biográfica no primeiro programa.

Um texto narrado pelo ator Wagner Moura contava passagens desde a infância de Freixo, no bairro do Fonseca, em Niterói, até sua atuação parlamentar mais recente, como deputado estadual, quando presidiu a CPI das Milícias na Alerj e participou da ação judicial que exigiu do governo estadual do Rio o pagamento aos aposentados, que atrasou alguns meses deste ano por causa da crise financeira.

O programa começou com Freixo dirigindo seu carro, a caminho do local de votação no dia 2 de outubro, data do primeiro turno. “Política é uma manifestação de amor”, disse o candidato. O mote de se fazer política “sem ódio” e com amor foi uma das tônicas do programa. Ainda sem entrar em detalhes das propostas para a cidade, Freixo afirmou que em seu governo os cariocas serão “bem tratados nos postos de saúde”, terão “escola com qualidade” e que o preço da passagem vai baixar.

A bandeira do “Fora Temer”, e a classificação do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff como um golpe não apareceram em nenhum momento do programa. Muito citadas no primeiro turno, elas ficarão em segundo plano na campanha de Freixo neste segundo turno.

Foi também a primeira vez que o jingle da campanha, com a música “Vai ser desse jeito” foi exibida na TV, já que antes não havia tempo. No clipe, Caetano Veloso, Chico Buarque, Fernanda Abreu, Teresa Cristina e outros artistas aparecem cantando a letra.

Um filmete produzido para a internet durante o primeiro turno também foi exibido. Nele, professores universitários e outros formuladores do programa de governo do PSOL, como o ex-comandante da PM Ibis Pinheiro, aparecem se apresentando e dizendo a frase “nós vamos governar com Freixo”, para passar a mensagem de que o candidato montará um secretariado técnico caso seja eleito.