Cotidiano

Campanha incentiva doação de IR a entidades

Toledo – Uma cerimônia marcou o lançamento da 15ª edição da Campanha Legal na manhã de ontem em Toledo. O evento, realizado no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Toledo, reuniu autoridades, representantes da classe contábil, das entidades beneficiadas, do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.

A ação consiste na destinação de 6% do Imposto de Renda das pessoas físicas e 1% de pessoas jurídicas para entidades não governamentais do Município. Em 2016 o valor total das contribuições dos cidadãos e empresas foi de R$ 801.313,02. Neste ano, o objetivo é sensibilizar a comunidade e ultrapassar o valor alcançado na edição anterior.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Toledo, Tatiani Maria Finkler de Lima Guzzo, a importância da campanha é a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. “Quando falamos de educação não falamos apenas da formal, em que o governo tem a obrigatoriedade. Pois temos as crianças que precisam das atividades do contraturno, e as entidades fazem um excelente trabalho com qualidade, mas precisam desses recursos para manter o atendimento”, enfatiza.

O prefeito Lúcio de Marchi reforçou que as pessoas precisam se conscientizar de que esses valores vêm para fortalecer o trabalho dessas entidades que atendem 1.200 crianças e adolescentes. “É uma ação que vem para somar esse trabalho maravilhoso. Não temos crianças de rua no Município; aquelas que não estão nessas entidades estão na escola integral, no Florir Toledo, no programa de esportes, e buscando ocupá-las no seu cotidiano”.

Conforme a secretária de Assistência Social e Proteção à Família, Marisa Ramos dos Santos Cardoso, a campanha enriquece o trabalho das entidades assistenciais beneficiadas por ser um recurso livre. “Ela possibilita melhorias, incremento do pagamento dos recursos humanos. É uma ação que traz inúmeros benefícios, é algo a mais que a entidade pode lançar no desenvolvimento de suas atividades”.

A secretária revela que outras entidades poderão ser beneficiadas no próximo ano. “Está sendo finalizado o período de inscrições ao Conselho, entre os critérios para aprovação estão: declaração de utilidade pública, documentação, entre outros”.

Sensibilização

Durante o lançamento, o juiz Rodrigo Rodrigues Dias lembrou que o aumento dos recursos está diretamente ligado à participação dos contabilistas. Diante disso, eles devem se empenhar em conscientizar os contribuintes sobre os benefícios da destinação do Imposto de Renda devido e fazer com que os recursos permaneçam no Município.

O presidente da Associação dos Contabilistas de Toledo, Ederson Claiton Mores, reforçou que qualquer pessoa pode participar da Campanha até 29 de dezembro. A orientação é de que o contribuinte procure o contador para que ele faça os cálculos dos valores corretamente.