Cotidiano

Campanha incentiva coleta seletiva

Tupãssi – A Prefeitura de Tupãssi inicia nova campanha para incentivar a separação lixo reciclável na sede do Município e nos distritos. A campanha será realizada no comércio e nas escolas da rede municipal com atividades de conscientização e entrega de material informativo. “O nosso objetivo é mostrar a importância da separação dos materiais recicláveis, que acaba sendo esquecida por boa parte da população”, explica o diretor de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Cesar Bastos.

A coleta do lixo reciclável é realizada nas terças e nas quintas-feiras em todo o Município. O material coletado é encaminhado para a Acamartu (Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Tupãssi), que realiza a separação, a prensagem e a posterior venda dos materiais.

São considerados materiais passiveis de reciclagem, plásticos (garrafas pet, sacos, sacolas, potes), papel (jornais, revistas, panfletos, folhas em geral, caixas de papelão), vidro (garrafa, copos, potes de conserva), metal (lata de alumínio, enlatados, cobre panelas, ferragens).

Outubro Rosa I

A fim de alertar, conscientizar e informar, a Secretaria de Saúde de Quatro Pontes realiza nesta terça-feira (16) ações especiais alusivas ao Outubro Rosa, mês em prol da prevenção aos casos de câncer, principalmente de mama.

No Centro de Saúde, as mulheres poderão fazer exames de teste rápido de HIV, sífilis e hepatite B e C com a enfermeira Gislaine dos Santos, às 13h. É preciso fazer agendamento prévio na recepção do Centro de Saúde. Outras ações preventivas serão ofertadas na Unidade Básica de Saúde Hilda Ana Escher, das 18h às 22h.

Outubro Rosa I

Nesta terça-feira (16) será o Dia D do Outubro Rosa em Marechal Rondon em que todas as Unidades Estratégias Saúde da Família da sede e dos distritos de Margarida e Porto Mendes, além da Clínica da Mulher e da Unidade de Saúde do Botafogo, que atenderão até as 20h, para a realização de preventivos, atualização do cartão SUS e agendamento de mamografias. A ação é uma realização da Secretaria de Saúde. As unidades ficam nos Bairros Augusto, Alvorada, Líder, Marechal, São Lucas, Primavera e Vila Gaúcha, além dos distritos de Margarida e Porto Mendes.

Ônibus Lilás

A unidade móvel de atenção à violência contra as mulheres, conhecida como Ônibus Lilás, passará neste mês por seis municípios, dentre eles dois do oeste. O ônibus leva às mulheres atendimento gratuito e orientação sobre violência doméstica e familiar e, também, sobre direitos sociais. Em Toledo, a ação será dia 20, a partir das 15h, no Ceu (Centro de Artes e Esportes Unificados de Toledo), no Bairro Santa Clara IV, e, dia 22, no evento Capacitação Mulheres de Podem. Em Medianeira, dias 18 e 19, durante o Encontro das Mulheres Rurais do Mercosul.