Cotidiano

Campanha de Trump nega denúncias de abuso sexual

WASHINGTON ? A campanha de Donald Trump negou relatos de mulheres que acusam o candidato republicano de abuso sexual, chamando as denúncias de ficção. As denúncias vieram do ?New York Times?, e agora o magnata ameaça processar o jornal americano. Uma repórter da revista ?People? também declarou publicamente ter sido beijada à força pelo republicano, e outra mulher diz que foi apalpada contra a sua vontade por Trump. O novo capítulo da história de escândalos sexuais envolvendo o magnata ameaça trazer ainda mais problemas à sua campanha presidencial.

O ?New York Times? manteve sua posição sobre a reportagem, mesmo depois de receber uma carta pública da campanha de Trump. Na mensagem, o magnata diz que a reportagem é difamatória e um esforço de motivações políticas para derrotar a sua candidatura.

As entrevistadas dizem que resolveram recontar os casos depois do escândalo provocado pelo vazamento de declarações de Donald Trump em 2005, gabando-se de apalpar, beijar e tentar fazer sexo com mulheres por ser uma estrela. A história tomou o noticiário americano e mundial a apenas um mês das eleições presidenciais.

Uma disse ter sido apalpada por ele durante um voo, em 1978.

? Ele parecia um polvo, com as mãos em toda parte ? disse Jessica Leeds, hoje com 74 anos.

Outra entrevistada, Rachel Crooks, afirmou ter sido cercada e beijada na boca por Trump em 2005, num elevador da Trump Tower, em Manhattan, onde era recepcionista. Segunda ela, o magnata deu um beijo em seu rosto antes de fazer a investida.

? Isso não passa de ficção ? rebateu o assessor de comunicação de Trump, Jason Miller.

Nos últimos dias, modelos que participaram dos concursos de Miss EUA, franqueado por Trump, relataram que ele entrava no camarim delas quando estavam nuas, e que ele as encarava sem roupa.

Desde sexta-feira, quando foi vazado o vídeo com comentários sexuais de Trump sobre mulheres, mais de 50 republicanos eleitos em cargos legislativos e executivos abandonaram sua campanha. Muitos pediram que ele renunciasse à campanha. Mas ele garantiu que resistirá até o fim da corrida presidencial americana.