Saúde

Campanha de imunização infantil contra a Covid-19 já tem os primeiros vacinados em Foz do Iguaçu

A vacinação em crianças de 5 a 11 anos segue com o agendamento aberto; a previsão é aplicar as doses em mais de 26 mil pequenos

Campanha de imunização infantil contra a Covid-19 já tem os primeiros vacinados em Foz do Iguaçu

 

 

Com muita coragem e ansiedade, Mateus da Silva, 10 anos, foi o primeiro vacinado da campanha de imunização infantil contra a covid-19 em Foz do Iguaçu. A primeira dose foi aplicada nesta quarta-feira, 19, na sede da Vigilância em Saúde, na Vila Iolanda. Acompanhado da mãe, Maria da Silva, o pequeno com síndrome de down foi o símbolo de uma nova etapa da vacinação na cidade.

“É muita felicidade trazer ele para se vacinar. Em casa, somos quatro pessoas, e ele era o único que ainda não havia se vacinado. Por ele ser especial, tínhamos ainda mais preocupação com a doença, mas agora estamos mais tranquilos”, contou a mãe.

Junto com Mateus, outras três crianças também receberam a proteção na Vigilância, acompanhadas pela imprensa local. Kauan Martins, aos 8 anos, mal terminou a primeira dose e já aguarda ansiosamente pela segunda ida ao posto para completar a imunização. “Não fiquei com medo da vacina. Agora é só esperar a segunda que vai vir no braço de novo”, disse o garoto, com ânimo.

A mãe, Carla Martins, brinca que Kauan estava até mais ansioso do que ela pela vacina. “Ele me viu tomar as três doses e perguntava sempre quando seria a vez dele. Para nós, pais, é um alívio muito grande poder confiar na vacina e proteger quem amamos tanto”, afirmou.

De acordo com a secretária de Saúde, Rosa Maria Jeronymo, tanto Kauan quanto as demais crianças podem ficar tranquilas, pois a segunda dose já está garantida. A janela de espera entre a primeira e a segunda dose deve ser de oito semanas.

“Essas doses já estão garantidas e o segundo lote deve chegar em breve. Não teremos nenhum problema com a logística e acreditamos que essa imunização deve correr com tranquilidade”, pontuou a secretária. Até o momento, Foz do Iguaçu recebeu 1.730 vacinas para o público infantil.

Campanha de vacinação

Segundo recomendações do Ministério da Saúde, a campanha em Foz do Iguaçu irá vacinar, neste primeiro momento, as crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiência permanente. O agendamento deve ser feito pelo site da Prefeitura (vacinacao.pmfi.pr.gov.br), e as doses estão sendo aplicadas em nove unidades de saúde: UBS São João, Sol de Maio, Vila Iolanda, Maracanã, Padre Monti, Profilurb II, Vila C Nova, AKLP e Campos do Iguaçu.

Os pais devem portar documento pessoal com foto, além de documento (RG, CPF e cartão SUS) ou certidão de nascimento da criança, para comprovar o parentesco, e comprovante de endereço. Crianças que não estiverem com o pai e/ou mãe deverão apresentar autorização por escrito (o modelo ficará disponível no site da prefeitura).

Para comprovar a comorbidade, os pais poderão levar exames ou laudos médicos que comprovem a condição.

“Os pais e a população devem ficar tranquilos, pois a eficácia da vacina está comprovada, é segura e garante a proteção aos pequenos. É muito importante que os pais façam o agendamento e tragam os filhos, precisamos do apoio de todos nesta campanha”, frisou Rosa.

(Assessoria)