Cotidiano

Campanha da Fraternidade debate diálogo, amor e paz

O tema é “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor”, e o lema, “Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade”.

Campanha da Fraternidade debate diálogo, amor e paz

A Campanha da Fraternidade, realizada anualmente pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), traz neste ano o tema “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor”, e o lema é o trecho da carta de Paulo aos Efésios: “Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade”.

A abertura da Campanha da Fraternidade 2021 será nesta Quarta-Feira de Cinzas, dia 17.

De acordo com o pároco da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e coordenador arquidiocesano de Pastoral, padre Divo de Conto, o objetivo da campanha é ressaltar e debater assuntos relacionados ao diálogo, ao amor e à paz.  “A Campanha da Fraternidade aproveita o momento de reflexão proposto pela quaresma para convidar as pessoas a refletir e dialogar sobre assuntos inerentes à coletividade e à atualidade. Neste ano, a proposta é pensar, avaliar e identificar caminhos para superar as polarizações e as violências por meio do diálogo amoroso, testemunhando a unidade na diversidade”, explica.

Pela quinta vez, a campanha será ecumênica, realizada em conjunto com as demais igrejas cristãs do Brasil. “Desde 2000 a Igreja Católica convida outras igrejas cristãs para participarem de campanhas como esta, com grande interesse social. O intuito é envolver realmente as pessoas, as instituições e as comunidades para conscientizar sobre intolerância religiosa, respeito mútuo, despertando a união em temas que promovem o bem comum”, explicou o padre Divo.

Do dia 3 ao dia 5 de março, o padre Douglas Lima, de Osasco (SP), estará no anfiteatro da Catedral Nossa Senhora Aparecida, em Cascavel, promovendo curso de formação e esclarecimento a respeito dos objetivos da Campanha da Fraternidade 2021, direcionado a parte do clero e líderes paroquiais.